Primeiras favelas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A primeira favela no Brasil, segundo dados do governo, surgiu no morro da Providência, no centro da cidade do Rio de Janeiro, em 1897. O morro da Providência fora ocupado inicialmente pelos soldadosda Guerra de Canudos, e que exigiam do governo a casa própria como premiação.
Na época, o governo não tinha verba para a construção de casas autorizando que os soldados construíssem barracos demadeira no local. No mesmo ano, já havia surgido a favela do morro de Santo Antônio, no centro do Rio.
O morro de Santo Antônio fora destruído para construir o aterro do Flamengo, em 1960. Segundo oIBGE, mais de 10 milhões de pessoas vivem em favelas.
Estudos da ONU projetam que até o ano de 2020, haverá 1,4 bilhão de pessoas vivendo em favelas em todo o mundo, sendo 162 milhões na AméricaLatina. Cerca de 52,3 milhões de pessoas vivem em favelas no Brasil.
Grande parte das pessoas que vivem em favelas brasileiras possuem renda média de até 3
salários mínimos. Grande parte das moradiasconstruídas no Brasil, ocorrem de forma precária e em locais vulneráveis à enchentes e falta de saneamento básico.
O Brasil ainda carece de políticas habitacionais à todos os níveis de renda, e quesubsidie a população para construção e reformas de moradias seguras e dignas.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
A origem do nome Favela
Asfavelas mais conhecidas do Brasil estão localizadas na cidade do Rio de Janeiro e surgiram por volta de 1900, no período da Guerra de Canudos. A cidadela de Canudos foi construída próxima a alguns morros,entre eles o Morro da Favela, que recebeu este nome devido à vegetação predominante no local, que era a Favela, uma planta típica da caatinga, extremamente resistente a seca. Os soldados ao retornaremao Rio de Janeiro, deixaram de receber seu soldo e instalaram-se provisoriamente em alguns morros da cidade, juntamente a outros desabrigados. A partir deste episódio, os morros recém-habitados...
tracking img