Primeira e segunda guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Sumário 3
Introdução 4
1.Primeira Guerra Mundial 5
1.1.Origens 5
1.2.Início da guerra 5
1.3.Frente ocidental (1915-1916 6
1.4.Guerra marítima e aérea (1914-1918) 6
2.Segunda Guerra Mundial 7
2.2.Causas e antecedentes 7
2.3.Desenvolvimento da crise 8
2.3.Guerra na Europa 8
2.5.Guerra no Pacífico 8
2.6.Invasão da Europa. 9
2.7.Batalha da Ásia 102.7.Conseqüências da guerra 11
Conclusão 12
Referências 13

Introdução

A Primeira guerra mundial foi o confronto que, durou, de agosto de 1914 a novembro de 1918, opôs as potências centrais (Alemanha, Áustria e Turquia) aos aliados (Rússia, França, Reino Unido e mais tarde Estados Unidos), envolvendo ainda dezenas de outros países, entre eles o Brasil. A grande guerra, como foi chamada naépoca, devastou a Europa, pois nenhum outro conflito até então envolvera de maneira tão extensa e profunda as populações dos países beligerantes. Na segunda guerra mundial se estendeu praticamente por todo o mundo, a Alemanha capitulou, e 2 de setembro do mesmo ano, quando o Japão se rendeu. Os principais beligerantes foram, de um lado, Alemanha, Itália e Japão, as chamadas potências do Eixo; e dooutro as potências aliadas: França, Reino Unido, Estados Unidos, União Soviética e, em menor escala, China.

1.Primeira Guerra Mundial

A rivalidade franco-alemã, a disputa germano-britânica pela hegemonia naval, o problema das minorias eslavas, a insatisfação da Alemanha com a partilha do mundo colonial e a necessidade que tinha a Rússia de uma saída para o Mediterrâneo foram os principaisfatores que levaram à irrupção da primeira guerra mundial.

1.1.Origens

O "equilíbrio europeu" surgido após as guerras napoleônicas de 1805-1815 era apoiado numa série de alianças que só propiciaram uma instável paz armada. A Alemanha, unificada sob Otto von Bismarck, promoveu acordos com a Áustria, a Itália e a Rússia (1873-1882). Destacou-se entre todos o da Tríplice Aliançagermano-austro-italiana, sempre com o objetivo de isolar a França. Mas quando o kaiser alemão Guilherme II subiu ao trono, afastou Bismarck e recusou-se a renovar o pacto com a Rússia, o que levou o czar Alexandre II a superar sua aversão à república e assinar tratado com a França, que assim saiu do isolamento. A França também se reconciliou com a Itália por meio de acordos comercial e político (1898-1902).O Reino Unido abandonou seu "esplêndido isolamento" e tentou em vão aproximar-se da Alemanha. Só se voltou para a França quando ficou alarmado com o programa naval e comercial de Guilherme II. Foi então que se estabeleceu a Entente Cordiale (1904) pelo quais ambas as potências prometiam apoio recíproco. Em 1907 a França aproximou a Rússia do Reino Unido e, a partir de 1908, esse bloco ficouconhecido como Tríplice Entente.
Tanto a Tríplice Aliança quanto a Tríplice Entente se diziam defensivas. A primeira era uma verdadeira aliança, obrigava cada uma das partes a prestar assistência às outras em caso de ataque. Entretanto, a Itália dela se afastou à medida que ficou claro o conflito de seus interesses com os dos austríacos no mar Adriático. A Tríplice Entente, por sua vez, era meroentendimento, pois o Reino Unido não desejava nem podia assumir compromissos muito definidos.

1.2.Início da guerra

Quando o arquiduque Francisco Ferdinando de Habsburgo foi morto a tiros por um nacionalista sérvio durante visita a Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina (anexada ao império austro-húngaro em 1908), a Áustria, com apoio da Alemanha, aproveitou o pretexto para declarar guerraà Sérvia (28 de julho de 1914), com a intenção de eliminá-la do mapa e dividir seu território com a Bulgária. A Rússia, temerosa desse expansionismo, mobilizou seus exércitos contra a Áustria. A Alemanha então declarou guerra à Rússia e à França, e invadiu a Bélgica a 3 de agosto. O Reino Unido entrou no conflito no dia seguinte, e ficaram definidos os dois campos. De um lado as potências...
tracking img