Primeira travessia do atlantico sul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PDPD- Hidroavião Santa Cruz
1º Capítulo: Histórico

A aviação, iniciada no século XX por Santos Dumont, filho de um rico plantador de café no interior mineiro, e pelos irmãos Wright, dois irmãos fascinados com o voo dos pássaros, tem uma história muito recente, mas com avanços rápidos e produtivos. Vamos comparar o 14-bis, avião projetado e pilotado por Dumont, sendo o primeiro voo de um“mais-pesado-que-o-ar” em meados de 1906, com o recente Airbus A380, com seu primeiro voo em 2005: Em 100 anos, ou seja 0,006% dos mais ou menos 1.500.000 que o primeiro ancestral da nossa espécie atual surgiu, a ciência em geral evoluiu de tal forma que um avião que levava um passageiro, media 11,20m de envergadura, 9,68m de comprimento, 3,40m de altura e pesando 300kg carregado se transformou em um“Superjumbo” (apelido do A380) com 79,80m de envergadura, 72,75m de comprimento, 24,08m de altura, pesando 560.000kg carregado e podendo levar até 845 pessoas.
Feitos impressionantes foram feitos na história do mais-pesado-que-o-ar, como já citado, Santos Dumont, os irmãos Wright, Henry Farman (primeiro voo tripulado em 21/05/1908), Henri Fabre (construção do primeiro hidroavião em 1910), AlbertRead (primeiro voo transatlântico EUA-Plymouth (Inglaterra), 1919), Alcock e Brown (Voo EUA-Irlanda, 1919), os brasileiros João Ribeiro, João Negrão, Newton Braga, Vasco Cinquini ( Travessia Itália-Brasil, 1926) e os portugueses Sacadura Cabral e Gago Coutinho (Primeira travessia do Atlântico Sul, 1922).
Com o sucesso mundial de Santos Dumont, Sacadura Cabral que estava Moçambique junto com GagoCoutinho em uma missão da aviação da Marinha portuguesa, ficou muito entusiasmado com essa nova tecnologia, o avião e em uma noite de céu limpo e estrelado, disseram que iriam desbravar os céus após desbravarem o mato. Essa frase de cunho imaginativo, de sonho fez a história da aviação moderna e da navegação tomar rumos que nos interferem positivamente até hoje.
Sacadura Cabral, mesmo tendo umaidade mais avançada, 41 anos, em que muitos acreditavam no fim da carreira, com problemas de audição, sendo muito míope, ou seja, dificuldade para visualização de objetos distantes que facilitou a habilidade do voo por instrumentos e ainda estando na Marinha, que “era meio acanhado para um homem de tão altas e arrojadas aspirações”, após a Primeira Travessia do Atlântico Norte e a visita dopresidente dos Estados Unidos do Brasil, Epitácio Pessoa para uma comemoração especial dos 100 anos de independência brasileira, teve a ideia visionária de uma travessia aérea, primeiramente da costa africana para a brasileira.
A ideia inicial era conseguir no mínimo dois aviões que seriam tripulados por brasileiros e portugueses com o apoio das marinhas de ambos países. Obviamente sofreu muitascontraindicações tanto financeiras, estruturais e principalmente técnicas, inclusive de seu ídolo Santos Dumont. Mas após algumas lutas, conseguiu o apoio do governo português.
Assim iniciou o estudo da viagem: primeiramente havia de se escolher o tipo de aeronave, avião ou hidroavião. O avião tinha a vantagem sob o ponto de vista aerodinâmico, ter maior velocidade, carregar mais carga, incluindogasolina, ou seja, o raio de ação do avião era maior, mas também existiam desvantagens, o pouso só poderia ser feito em uma pista (ou seja, em terra) de comprimento relativamente grande e se houvesse uma pane no meio do mar, a viagem e a vida dos tripulantes estariam risco.
Já o hidroavião apresentava a vantagem de poder pousar ou decolar na água, ou seja, sem a necessidade de pistas de pouso, nãohaveria uma necessidade de um voo prévio de reconhecimento já que apenas com mapas e cartas de navegação, pode-se avaliar os portos e caso haja pane, o risco seria menor.
Incluindo o fato do governo brasileiro não dar o devido suporte, a falta de tempo para construção de pistas e para uma viagem prévia e o regime de ventos principalmente na região equatorial, foi escolhido o hidroavião....
tracking img