Primeira travessia aérea do atlântico sul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ACADEMIA DA FORÇA AÉREA
CLTMA 2008/2011

OPERAÇÕES AÉREAS

Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul
Gago Coutinho e Sacadura Cabral
Maio de 2010

TENAL/TPAA/133181-H ANDREIA COSTA

Quem eram os Heróis Portugueses de 1922?

Em 1922, no âmbito das comemorações do Primeiro Centenário da Independência do Brasil, a primeira travessia aérea do Atlântico Sul foi iniciada e concluídacom sucesso por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, daí terem sido aclamados entusiasticamente como heróis, quer pelos portugueses, quer pelos brasileiros. Importa por isso, antes de mais, apresentar os autores portugueses de tal proeza.
Carlos Viegas Gago Coutinho, mais conhecido por Gago Coutinho, nasceu a 17/2/1869 em Belém (Lisboa). Aos 17 anos ingressa na Escola Naval, para dez anosdepois, tornar-se no responsável de navegação do transporte Pêro de Alenquer, e é aqui que se apaixona pela ciência da navegação, ciência esta que marcará a sua vida. Dois anos depois, já reconhecido como prometedor geógrafo, desenvolve alguns trabalhos de cartografia colonial, e é nestes trabalhos que Gago Coutinho conhece Sacadura Cabral, seu futuro companheiro de viagem. Entretanto ele participa nadelimitação da fronteira luso-holandesa em Timor, em Moçambique, em Angola, acabando por, em 1918, terminar os seus trabalhos de geógrafo em S. Tomé e despertar o seu interesse para a navegação aérea. É este novo interesse que o inspira na invenção de um instrumento bastante útil para a navegação aérea – um horizonte artificial para o sextante. Para abrilhantar ainda mais o seu curriculum, elejuntamente com o seu amigo Sacadura Cabral efectuam as primeiras travessias aéreas para a Madeira e para o Brasil, respectivamente, em 1921 e 1922, sendo a primeira vista como uma preparação da segunda. Depois da morte do seu companheiro e amigo, dedicou-se à primeira área que profissionalmente abraçou – a navegação marítima, investigando a história das viagens marítimas, até 1959, ano do seufalecimento.
Relativamente a Artur de Sacadura Freire Cabral, mais conhecido por Sacadura Cabral, nasceu a 23/5/1881, em Celorico da Beira, e tal como Gago Coutinho, estudou na Escola Naval e foi colocado em Moçambique, serviu e foi comandante de vários navios até 1906. Depois deste período e ainda em África, participou em várias missões de carácter geográfico. Em 1915 tira o brevet na Escola deAviação Militar em Chartres e depois na Escola de Aviação Marítima de Saint Raphael em França, e é quatro anos depois que ele pela primeira vez pilota um hidroavião F3 desde Inglaterra, mas é em 1921 que inicia a sua aventura, acompanhado pelo seu amigo Gago Coutinho, fazendo a primeira ligação aérea Lisboa-Funchal, que é vista como uma preparação para a projectada travessia do atlântico, que éiniciada e completada no ano de 1922. Infelizmente, quando voava de Amesterdão para Lisboa, como um prestigiado comandante da armada e figura pública de mérito, sofre um acidente de aviação, e morre no Mar do Norte, com apenas 43 anos.

Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul

Nos primórdios da aviação, tratou-se de uma viagem épica, cheia de acontecimentos inesperados e de histórias,onde um pouco de tudo aconteceu, sendo precisos 79 dias e três hidroaviões para chegar a Terras de Vera Cruz. A viagem iniciou-se em Lisboa, às 16.30h do dia de 30 de Março de 1922, utilizando um hidroavião monomotor Fairey F III-D MkII, equipado com motor Rolls-Royce, e especialmente concebido para a viagem, a que foi dado o nome de "Lusitânia".
O "Lusitânia" era pilotado por Sacadura Cabral,enquanto a navegação estava a cargo de Gago Coutinho que utilizava o novo instrumento de navegação aérea - sextante- da sua autoria que, associado a um horizonte artificial, permitia medir a altura dos astros e que haveria de revolucionar a navegação aérea à época.
A primeira etapa da viagem – Lisboa-Las Palmas – foi concluída, no mesmo dia, sem incidentes, embora tenha sido notado, por...
tracking img