Primeira republica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II
FACILITADOR (A): AMPARO FERRO

PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930)
EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA REPÚBLICA BRASILEIRA

TERESINA
2012

ANDRESSA PAIVA
GEOVANA ALVES
GEYSE MARTINS
LYANA ALENCAR

PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930)
EDUCAÇÃO NA PRIMEIRA REPÚBLICA BRASILEIRA

Trabalho doCurso de Pedagogia apresentado na disciplina de HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II em Universidade Federal do Piauí.

Orientador (a): Amparo Ferro

TERESINA
2012
RESUMO

O principal objetivo da apresentação deste conteúdo é propor uma explanação sobre o Período da Primeira República (República Velha), suas manifestações, seus representantes e sua relação inicial com a educação. Conceituandoinicialmente o termo república (tem origem no latim res publica, cujo significado é “coisa pública”); dando ênfase ao período da História do Brasil que dura até os dias atuais. 

PALAVRAS-CHAVE: Primeira República, Coisa Pública, História do Brasil

SUMÁRIO

HISTÓRIA E ACONTECIMENTOS DA PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL

O período da História do Brasil conhecido como Nova República teve início em 1985,com o fim da Ditadura Militar e início do processo de redemocratização. Este período da História do Brasil dura até os dias atuais. 
O primeiro período republicano no Brasil, também chamado de Primeira República, durou de 1889 a 1930. Foi controlado pelas oligarquias agrárias de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, ligadas à cultura cafeeira.
De 1889 a 1894, o Brasil foi dominado pelossetores militares envolvidos diretamente na proclamação da República. Chefe do governo provisório, o marechal Deodoro da Fonseca assumiu a Presidência em 1891.
Desfavorecido pela oposição do Congresso à sua política econômica, Deodoro renunciou em novembro do mesmo ano. Seu vice, Floriano Peixoto, assumiu o governo e usou o apoio popular para radicalizar a luta contra os monarquistas.
Já em 15 denovembro de 1889, aconteceu a Proclamação da República, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca.; sendo que nos cinco anos iniciais, o Brasil foi governado por militares e Deodoro da Fonseca, tornou-se Chefe do Governo Provisório.
Em 1891, renunciou e quem assumiu foi o vice-presidente Floriano Peixoto, assim o militar Floriano, em seu governo, intensificou a repressão aos que ainda davamapoio à monarquia.
No período da Primeira República ocorreram várias manifestações e acontecimentos que marcam á época dentre eles:

* A Constituição de 1891 (Primeira Constituição Republicana):

Que se deu a partir da necessidade de elaboração de uma nova Constituição que tivesse a finalidade de garantir alguns avanços políticos, mesmo representando as elites agrárias do país.
Esta NovaConstituição deixou como legado a implantação do voto universal aos cidadãos sem descriminações de raça e sexo; instituindo ainda o presidencialismo.

* República das Oligarquias:

O período que vai de 1894 a 1930 foi marcado pelo governo de presidentes civis, ligados ao setor agrário, onde esses políticos saiam dos mais variados partidos que controlavam as eleições apoiados pela eliteagrária vigente naquele período beneficiando-os, bem como aos fazendeiros de café do oeste paulista.
Fez-se surgir ainda o tenentismo, que foi um movimento de caráter político-militar em oposição ao governo oligárquico; defendendo o voto secreto e a transformações no ensino público do país; a Coluna Prestes e a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana foram dois exemplos do movimento tenentista.

*Política do Café-com-Leite:

Sabendo que a maioria dos presidentes desta época eram políticos de Minas Gerais e São Paulo e estes por sua vez eram os mais ricos da nação dominavam então o cenário político da república. Os presidentes por sua vez, acabavam favorecendo sempre o setor agrícola, principalmente do café (paulista) e do leite (mineiro).
Se por um lado a política do...
tracking img