Primeira republica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo           O texto apresenta a história da Educação Física escolar no Brasil; analisa o ideário da época, as principais influências, as características dos seus conteúdos, a docência, as questões de gênero, as instituições de atendimento infantil, o tratamento diferenciado até a sua inclusão no Projeto Escolar. O estudo contempla também tópicos inerentes a legislação, as abordagens oulinhas pedagógicas favorecendo a compreensão sobre o estado da arte em que se encontra. Pode ser considerada como uma pesquisa qualitativa na qual o autor utilizou-se dos livros, artigos, as propostas curriculares em língua portuguesa. O que se depreende a partir da análise dos fatos é que a construção e inserção da Educação Física na sociedade e na escola foi (e continua) sendo uma história de marchase contra marchas; de convencimento permanente para que o seu valor intrínseco seja conhecido e a implementação das aulas seja uma realidade indiscutível.           Unitermos: Educação Física. História. Gymnástica. |

Introdução
    Quando se pensa sobre a história da Educação Física escolar no Brasil, é muito importante lembrar que a sua recomendação, introdução e permanência na educaçãoformal ocorreu em um cenário de época bastante conservador; ocupou um espaço físico modesto e foi marcada por uma história social com muitos percalços.
    Filha das fileiras militares, guiada por preceitos médicos, os nossos primeiros professores de gymnástica foram os soldados de D. Leopoldina. Princesa austríaca, e Imperatriz do Brasil, D. Leopoldina trouxe consigo um grupo pequeno, porém,muito importante formado por cientistas e pela sua guarda pessoal. Esta guarda pessoal praticava exercícios que foram adotados pelos nossos soldados. A partir deste fato, a prática da gymnástica foi gradualmente “ganhando espaços”. Vencendo os costumes, combatendo o preconceito e ampliando seus conteúdos a citada prática motora de então, hoje, educação física, é oferecida aos escolares brasileiros semdistinção de sexo, gênero ou classe social.
Pequena história da educação formal
    Durante o período entre 1559-1759 tratou-se organizar os primeiros núcleos de educação escolar para os bons selvagens. Com orientação jesuítica, o atendimento e a catequização das crianças realizavam-se nas aldeias (CUSTÓDIO e HILSDORF, 1995), ou seja, os jesuítas caminhavam muitas léguas para chegar às tribos.Embora não houvesse aulas de Educação Física, as atividades ligadas ao movimento corporal estiveram asseguradas por meio da prática da peteca, arco e flecha e das atividades recreativas às quais os Inacianos não se opuseram.
    Após a expulsão dos elementos da Contra Reforma, muito pouco se fez pela educação formal das crianças brasileiras. Sobre este tema os estudiosos de forma recorrenteescrevem que o atendimento seguiu o ideário da época, ou seja, as crianças abastadas recebiam orientação por meio das Aulas Régias. As demais eram assistidas, abrigadas nos inúmeros Colégios como o de São Pedro no Rio de Janeiro em 1766.
    Este Colégio posteriormente Seminário de São Joaquim, fechado em 1808/1818, era uma instituição assistencialista para órfãos; recolhimento para crianças e jovens,filhos de mães solteiras e ou abandonadas pelos pais (CARDOSO, 2003).
    Entre esta data e o ano de 1824, quando ocorre a promulgação da Primeira Constituição, as instituições de abrigo tais como a São Joaquim, serviram para a ocupação militar ou voltaram a atender os menores desvalidos - sua ocupação inicial.
As mudanças oficiais
    Em 1824 a Constituição do Império recomendou formalmente aescolarização aos brasileiros. A gratuidade da instrução primária garantia a existência de colégios e de universidades que ensinassem elementos das ciências, belas artes e artes. A escolarização prescrita era, entretanto, destinada aos filhos de proprietários, detentores de direitos políticos e civis, ou seja, para ter acesso aos bancos escolares era necessário que o cidadão (mormente a sua...
tracking img