Primeira lei de mendel ou lei da pureza dos gametas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os fundamentos da hereditariedade, estabelecidos no início do século XX, podem ser resumidos nos seguintes princípios:
 Os filhos herdam dos pais “instruções genéticas”, os genes, a partir dasquais desenvolvem suas características;
 Os genes são transmitidos pelos gametas;
 Cada gameta contém um conjunto completo de genes (um genoma), típico da espécie;
 Os genes ocorrem aos pares emcada individuo, pois este se forma pela fusão de dois gametas, um de origem materna e o outro de origem paterna (fecundação);
 As duas versões de cada gene, uma recebida do pai e outra da mãe, sãodenominados alelos, e não se misturam no filho, separando-se quando este forma gametas.
A Primeira lei de Mendel, segundo a qual cada característica é condicionada por um par de fatores ou de genesalelos, que se separam nos gametas, uma vez que eles são células haplóides.
Um cruzamento pode ser esquematizado com a utilização de símbolos. Os genes representados por letras: os dominantes pormaiúsculas (A, B, C) e os recessivos pelas equivalentes minúsculas (a, b, c).
Quando dois genes de um par de alelos são iguais (AA, ou AA), o individuo é homozigoto e, quando são diferentes (Aa), éheterozigotos, também denominado híbrido.
Objetivo da Primeira lei de Mendel: o objetivo de Mendel era verificar como podiam ser transmitidas aos descendentes as características que provinham dos seus pais,durante as sucessivas gerações.




Segunda Lei de Mendel ou lei da independência dos caracteres
A segunda lei de Mendel, denominada de di-hibridismo (diibridismo é quando são analisados doispares de alelos), analisa a formação dos gametas e a manifestação da segregação independente dos fatores, ou seja, a separação de dois ou mais genes alelos localizados em diferentes pares decromossomos homólogos.
Essa segregação fundamenta-se essencialmente durante a anáfase I da divisão meiótica, resultante não mais do estudo das características isoladas, conforme a primeira lei anunciada...
tracking img