Primeira guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluna: Iêda Maria de Oliveira Cunha
Ano: 3º
Turma: C







[pic]











Gama, DF
Março de 2013
Antecedentes (contextos)

São apresentados dois fatores maisimportantes responsáveis pela guerra: A Política Imperialista sobre as áreas de colonização e o Revanchismo Francês.
O Imperialismo, no final do século XIX, principalmente após a Conferência deBerlim (1885), foi caracterizado pela corrida armamentista. Nesse período, conhecido por "Paz Armada", várias nações instituíram o serviço militar obrigatório e os exércitos passaram a ter maior influênciana vida política. Esse processo deveu-se ao desenvolvimento do capitalismo monopolista e do neocolonialismo, que caracterizam o imperialismo. As grandes potências industriais adotaram a políticaexpansionista para garantir o controle sobre os mercados afro-asiáticos, a partir da concepção de que o desenvolvimento industrial da cada nação somente seria possível na medida em que houvesse o controlesobre grandes mercados. Essa mentalidade imperialista foi responsável não só pelo militarismo, como também por maior exaltação nacionalista.
O clima de tensão entre duas nações poderosas daépoca, a França e a Alemanha foi chamado de Revanchismo Francês. A França havia perdido, no final do século XIX, a região da Alsácia-Lorena para a Alemanha, durante a Guerra Franco Prussiana. ORevanchismo Francês estava no ar, e os franceses esperando uma oportunidade para retomar a rica região perdida.


Causas imediatas


O estopim deste conflito foi o assassinato de FranciscoFerdinando príncipe do império austro-húngaro e de sua esposa, na cidade de Saravejo (Bósnia-Herzegovina) em junho de 1914. As investigações levaram aos responsáveis, um grupo de nacionalista integrante de umgrupo Sérvio chamado mão-negra, contrário a influência da Áustria-Hungria na região dos Bálcãs. A velha rivalidade entre Áustria-Hungria e a Sérvia foi reativada e no dia 28 de julho de 1914, a...
tracking img