Primeira guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E. B Professor José Arantes Data: 0/04/2011
Aluna: Stéfani V. Machado
Série: 303
Disciplina: História

PRIMEIRA GUERRA
MUNDIAL.

INTRODUÇÃO:
Também conhecida como Grande Guerra antes de 1939, Guerra das Guerras ou ainda como a Última Guerra Feudal, foi um conflito mundial ocorrido entreAgosto de 1914 a 11 de Novembro de 1918. A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente (liderada pelo Império Britânico, França, e até 1917 Rússia, e depois de 1917 EUA) que derrotou a Tríplice Aliança (liderada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano). A guerra causou o colapso de quatro impérios e mudou de forma radical o mapa geopolítico da Europa e do Médio Oriente. Essaguerra é a mais conhecida como PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL .

A primeira fase da guerra durou de 1914 à 1915. Essa fase foi marcada pela intensa movimentação do exército beligerantes. Ocorreu uma rápida ofensiva das forças alemãs, e várias batalhas foram travadas, principalmente em território francês. Para deter esse avanço alemão sobre Paris (Batalha de Marne). A partir desse momento, a luta nafrente ocidental entrou num período de equilíbrio entre as forças combate.
A segunda fase durou de 1915 à 1917. A intensa movimentação da primeira fase foi substituída por uma guerra de posições, travada nas trincheiras. Cada um dos lados procurava garantir seus domínios evitando a penetração das forças inimigas. Os combates terrestres tornaram-se extremamente mortíferos, com a utilização de novasarmas: metralhadoras, lança-chamas e projéteis explosivos. Mas a grande novidade em termos de recursos militares foi a utilização do avião e do submarino.
Como salientou Jonh Kenneth Galbraith, o desenvolvimento das técnicas militares de matar não foi acompanhado no mesmo ritmo, pelo desenvolvimento "capacidade de pensar" dos generais tradicionais.
A terceira fase durou de 1917 à 1918. OsEstados Unidos, embora financiassem países como França e Inglaterra, mantinham uma posição de "neutralidade" em face do conflito, ou, pelo menos, não intervieram diretamente com suas tropas na guerra.
Em janeiro de 1917, os alemães declararam uma guerra submarina total, avisando que torpedeariam todos os navios mercantes que transportassem mercadorias para seus inimigos na Europa.
Pressionado pelospoderosos banqueiros estadunidenses, cujo o capital investido na França e na Inglaterra achava-se ameaçado, o governo dos EUA, lideraram pelo presidente Woodrow Wilson(1856-1924), declarou guerra à Alemanha e ao império austro-húngaro em 6 de abril de 1917.
Revolução RussaAinda abatida pelos reflexos da derrota militar frente ao Japão, a Rússia envolveu-se em outro grande conflito, a 1ª guerra mundial, em que também sofreu pesadas derrotas nos combates contra os alemães. A longa duração da guerra provocou crise de abastecimento alimentar nas cidades, desencadeando uma série de greves e revoltas populares. incapaz de conter a onda deinsatisfações. O regime czarista mostrava-se intensamente debilitado. Lenin, o líder dos bolcheviques, sabia que a Rússia era um país essencialmente agrário(85% de sua população morava no campo), que estava dando apenas os primeiros passos no caminho da industrialização. acreditava, entanto, que era possível desencadear uma revolução, socialista dando imediatoprosseguimento à revolta liberal burguesa contra o regime absolutista do czar.
Processo de unificação da Alemanha Depois da segunda metade do século XIX, a Prússia passou a liderar, através da figura de Bismarck, o processo de unificação dos estados alemães. depois de uma série de lutas,...
tracking img