Primeira fase modernista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A PRIMEIRA FASE MODERNISTA
A primeira fase, conhecida como heróica, compreende o período de 1922 a 1930 e apresenta o desejo de liberdade, de ruptura e de destruição do passado como características marcantes. Os principais autores são: Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Alcântara Machado.
Essa primeira fase foi predominantemente poética. Seus autores pregavam, entreoutras idéias, a negação do passado, a valorização poética do cotidiano, o nacionalismo e a liberdade lingüística,.
1.1 A Semana da Arte Moderna
O período de transformações culturais que culminou com a realização da Semana da Arte Moderna começou bem antes de 1922. Em 1917, o cenário cultural agitou-se com a realização de uma exposição de quadros da pintora Anita Malfatti.
Presente à exposição, oescritor Monteiro Lobato publicou, no dia 20 de dezembro, um polêmico artigo - A propósito da exposição Malfatti - no jornal O Estado de S. Paulo, em que criticava o estilo vanguardista da pintora. Paranoia ou Mistificação? acabou por se transformar no título desse artigo, quando foi publicado em livro. Lobato questionava, em seu texto, se o que os jovens artistas chamavam de “arte” não seria, naverdade, o resultado de brincadeiras juvenis ou de mentes paranóicas.
Um grupo de modernistas, formado por escritores, músicos e artistas plásticos decide, em razão do ocorrido, unir-se na tentativa de tornar mais visíveis para a opinião pública as novas tendências artísticas trazidas da Europa. Surge, então, a ideia de realizar um festival para expor a arte moderna: num mesmo lugar, estariamreunidas telas e esculturas, seriam realizados recitais de música e poesia, espetáculos de dança e palestras.
O ano de 1922 era oportuno porque podia ser visto como um marco da modernização do Brasil, que, ao completar cem anos de independência, passava por um surto de desenvolvimento urbano e industrial.

1.2 Principais Autores da Primeira Geração
1.2.1 Mário de Andrade
Veja um importante nomedo Modernismo brasileiro desse período: Mário de Andrade é considerado o “papa” do Modernismo da geração de 22.
Mário de Andrade era irreverente e criativo, em suas obras buscou incorporar o novo, rompendo com todas as estruturas ligadas ao passado. Preocupou-se com uma língua que fosse próxima do falar do povo, que fosse reflexo da cultura popular.Escreveu tanto poesias como prosa. Seu livroPaulicéia Desvairada é considerado o primeiro do Modernismo brasileiro, pois rompe com o academismo vigente.
Veja alguns trechos do prefácio desse livro, chamado pelo próprio Mário de Prefácio Interessantíssimo.
Leitor:
Está fundado o Desvairismo.
Este prefácio, apesar de interessante, inútil.(...)
Alguns dados. Nem todos. Sem conclusões.
Para quem me aceita são inúteis ambos.
Os curiosos terãoprazer em descobrir minhas conclusões,
confrontando obra e dados.
Para quem me rejeita trabalho perdido explicar o que, antes de
ler, já não aceitou.(...)
Quando sinto a impulsão lírica escrevo sem pensar tudo o que
meu inconsciente me grita.
Penso depois: não só para corrigir, como para justificar o que
escrevi. Daí a razão deste prefácio Interessantíssimo(...)
 
O caráter debochado einovador está presente não só ao longo de todo o livro, mas em toda sua obra. Como podemos ver em Macunaíma, seu romance modernista, ou como ele próprio nomeou, sua rapsódia.
O livro Macunaíma, que apresenta o subtítulo o herói sem nenhum caráter é um romance-rapsódia que discute a nacionalidade brasileira.
Rapsódia é uma composição que mistura elementos da música e do folclore de um povo. E éjustamente isso que Mário de Andrade faz ao contar a história de Macunaíma, o índio que nasceu preto e depois virou branco.
Veja um trecho do livro em que é narrado o nascimento de Macunaíma:
“No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silêncio foi tão grande escutando o murmurejo do Uraricoera, que a...
tracking img