Priiasuidni

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Experiência nº quatro: Lei de Hooke.


Resumo: Este documento relata o procedimento realizado pelo grupo de discente para comprovar a lei de Hooke. Com os dados coletados calculamos a constanteelástica de duas molas diferentes, uma com um diâmetro maior que a outra. Além disso, utilizando a mola de diâmetro menor, calculamos também sua constante quando ela estava em paralelo com outra mola demesma característica e em série. Todas as constantes elásticas foram demonstradas num gráfico dos pesos em função dos deslocamentos.
Palavras-chave: Hooke, mola, constante elástica, série,paralelo.

Introdução:

A lei de Hooke consiste na consideração de que uma mola possui uma constante elástica . Dentro do limite onde a lei de Hooke é apropriada, a mola pode ser comprimida ou alongada,retornando a uma mesma posição de equilíbrio. De acordo com a lei:

Sendo , a diferença da mola em elongação e sua posição natural, sem uma força aplicada, e o , sua constante elástica que dependedo material de que é feita a mola, de sua espessura, de seu tamanho, o que caracteriza uma mola. É a constante elástica que determina se a mola é rígida ou tem uma facilidade maior em ser alongada, ouseja, se é pequena, a força necessária para realizar uma deformação é pequena e se for grande, a força para deformá-la é grande.
O fato de a equação apresentar o sinal negativo demonstra que a forçaelástica tem sentido contrário à deformação.
 Esta constante é obedecida até certo limite, onde a deformação da mola em questão se torna permanente. Acima deste valor crítico ela passa a nãoobedecer a Lei de Hooke e dependendo da intensidade da força aplicada pode até se romper.
No experimento, ao colocar a massa nas molas, elas se manteram em equilíbrio, ou seja, a força peso se igualou aforça elástica:

No caso da associação de molas em série, uma força aplicada na extremidade atua igualmente em cada uma das molas:

Já no momento em que as molas estão dispostas de forma...
tracking img