Pricipios de icedios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Princípios de combate ao fogo

Mauricio Vidal de Carvalho Entende-se por fogo o efeito da reação química de um material combustível com desprendimento de luz e calor em forma de chama. Grande parte das substâncias que se encontram na atmosfera está em equilíbrio com o oxigênio do ar. Se ocorre, porém, uma determinada liberação de energia (em alguns casos basta uma simples faísca, em outros épreciso atingir temperaturas muito altas), os materiais podem entrar em combustão e produzir o fogo. O fogo é uma necessidade para a sobrevivência do ser humano. Sua aplicação é vasta: desde o cozimento dos alimentos até a impulsão de foguetes para o espaço. Nestas condições está sob controle e os riscos que ele oferece são mínimos. Da mesma forma, quando acionamos o queimador de gás do nosso fogão,também o fogo está sob controle porque nós o manipulamos com segurança. Quando este mesmo fogo passa do fogão para um material combustível existente nas proximidades e se alastra, estamos diante de um incêndio, que produz maior volume de chamas e temperatura mais intensa. Causa danos ao patrimônio e às pessoas. Diante disto, podemos concluir que incêndio é fogo descontrolado, certamente porquefoi mal manipulado ou porque as normas básicas de prevenção contra incêndios não foram obedecidas. Os 3 elementos essenciais da combustão, constituem o chamado "Triângulo do fogo". Combustível Material que alimenta o fogo e serve de campo para propagação. Compreende quase todos os materiais que possamos imaginar (papel, madeira, gasolina) Comburente Elemento ativador do fogo, ou seja, que lhe dávida e intensifica o fenômeno da combustão. O oxigênio é o principal comburente. Calor Elemento que serve para iniciar a combustão.

Suprimindo-se deste triângulo, um dos seus lados, elimina-se o fogo. A partir disso, define-se as 3 formas de combate ao fogo.

Resfriamento: Quando se retira o calor. Abafamento: Quando se retira o comburente. Isolamento: Quando se retira o combustível. Materiaisinflamáveis e incêndios Ao ocorrer o aquecimento progressivo de um material combustível exposto ao ar, logo que é alcançada certa temperatura produz-se brusca aceleração do incremento térmico. Esse fenômeno deve-se a um aumento da velocidade de reação com o oxigênio, paralelo à elevação da temperatura. Em alguns casos, produz-se uma combustão espontânea. Considera-se inflamável a mistura de umcomburente e de um combustível para os quais a energia liberada na reação química é suficientemente alta para provocar a propagação da chama em áreas não queimadas. Assim, um incêndio é um fogo violento, em que as chamas queimam qualquer tipo de mistura inflamável que encontrem em seu caminho. Os limites de inflamabilidade dos materiais são grandezas cuidadosamente estudadas por técnicos ecientistas, já que guardam estreita relação com os processos de combustão das diferentes máquinas e motores. A madeira é um material com limite de inflamabilidade muito baixo, e por isso seu uso em construções é cuidadosamente regulamentado. Esse índice reduzido faz com que os incêndios florestais, relativamente freqüentes, causem graves prejuízos materiais e perda de vidas, além de verdadeiras catástrofesambientais.

Classificação dos incêndios Os incêndios são comumente classificados de acordo com o tipo do material combustível. De acordo com esse critério, estabelecem-se quatro grupos, A, B, C, D. Correspondem à classe A os incêndios de materiais combustíveis comuns, como madeira, papel, produtos têxteis etc., que geralmente se extinguem com água (que esfria o meio e forma uma atmosfera devapor). Os incêndios de material muito combustível (óleos, gasolina, graxas etc.) enquadram-se na classe B. São combatidos com extintores de espuma, de anidrido carbônico ou similares. A classe C compreende os incêndios de equipamentos elétricos, para cujo combate são usados agentes não condutores. Por último, na classe D enquadram-se os de materiais muito específicos, que exigem sistemas especiais...
tracking img