Pricipais planetas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os principais planetas
Oito planetas principais são reconhecidos atualmente pela União Astronômica Internacional (UAI), a autoridade responsável pela nomenclatura de corpos celestes. Os planetas costumam ser divididos em dois grupos: internos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) e externos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno). Os planetas internos são pequenos e compostos basicamente de rochas eferro. Muito maiores, os planetas externos são formados principalmente por hidrogênio, hélio e gelo. Plutão, historicamente considerado o nono planeta, não pertence mais a nenhum dos dois grupos. Ele foi reclassificado para planeta anão pela UAI em 2006. Alguns astrônomos se opuseram a essa reclassificação e à nova definição de planeta. Outros acreditam firmemente que uma explicação muito melhor para aexistência de Plutão é classificá-lo como um dos maiores membros de uma família de corpos gelados semelhantes que orbitam em torno do Sol além de Netuno.


Mercúrio
Menor dos planetas rochosos ou telúricos (que incluem Vênus, Terra e Marte), Mercúrio possui um campo magnético global, mas apenas um vestígio de atmosfera e nenhuma lua própria. É o segundo planeta mais quente depois de Vênus.Mercúrio circula o Sol a cada 88 dias terrestres, a uma distância média de 58 milhões km e leva 59 dias para girar em torno do próprio eixo. Ele conserva uma superfície repleta de crateras que pouco mudou desde a formação do sistema solar, o que o torna especialmente interessante para os cientistas planetários. Mercúrio recebeu o nome do mensageiro dos deuses da mitologia romana que possuía asasnos pés.
O diâmetro de Mercúrio é de 4.879 km, cerca de 40% do diâmetro da Terra ou 40% mais largo que a Lua. A massa e o volume de Mercúrio são 1/18 em relação aos da Terra. A densidade média do planeta (5,4 g/cm³) é quase tão grande quanto a da Terra e maior que a de qualquer um dos outros planetas. A força na superfície do planeta é 1/3 da existente na superfície da Terra, o dobro da gravidadede superfície na Lua e quase a mesma gravidade de superfície de Marte, que é maior que Mercúrio, embora menos denso. Duas luas no sistema solar — Ganimedes, de Júpiter, e Titã, de Saturno — também são maiores que Mercúrio, mas muito menos densas e, portanto, com gravidade menor (quase igual à da Lua).


Vênus
Vênus tem quase o mesmo tamanho que a Terra, mas leva 243 dias para girar em tornodo próprio eixo na direção oposta. Além disso, não possui campo magnético nem lua. O porquê das condições em Vênus e na Terra serem tão diferentes continua sendo um enigma para os cientistas planetários. Vênus circula o Sol a uma distância de 108 milhões km em pouco mais de sete meses (225 dias, aproximadamente). O planeta foi chamado de Vênus em homenagem à deusa romana da beleza.
Exceto pela Sole pela Lua, Vênus é o corpo celeste mais brilhante. Costuma ser chamada de estrela matutina quando aparece a leste no nascer do sol e de estrela vespertina quando está a oeste no pôr-do-sol. Antigamente, a estrela vespertina se chamava Hesperus, e a matutina, Phosphorus, Eosphoros ou Lucifer.


Terra
Do espaço, a Terra parece um grande mármore azul envolvido por nuvens brancas flutuandosobre oceanos azuis. Quase 71% da superfície da Terra é coberta de água, que é essencial para a vida. O restante é terra, principalmente na forma de continentes que se elevam dos oceanos.
A superfície da Terra é cercada por uma camada de gases conhecidos como atmosfera, que se estende acima da superfície, diluindo-se lentamente no espaço. Abaixo da superfície está um interior quente de materialrochoso e duas camadas de núcleo compostas de metais (níquel e ferro) em estado sólido e líquido.
Ao contrário dos outros planetas, a Terra possui um conjunto singular de características, ideais para a vida como a conhecemos. Nem é tão quente (como Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol), nem é tão fria, como o distante Marte e até os planetas externos mais longínquos (Júpiter, Saturno, Urano,...
tracking img