PREVISÃO DE DEMANDA E CONTROLE DE ESTOQUE: ABORDAGEM SEMIESTRUTURADA A UMA EMPRESA PANIFICADORA

2253 palavras 10 páginas
Acadêmico do Administraçã

Acadêmico do Administração

PREVISÃO DE DEMANDA E CONTROLE DE ESTOQUE: ABORDAGEM SEMIESTRUTURADA A UMA EMPRESA PANIFICADORA

ResuMO
A previsão de demanda junto com a administração e controle de estoque são atividades importantes para auxiliar na determinação dos recursos necessários para a empresa. O presente trabalho tem por finalidade analisar os métodos utilizados para a determinação de demanda e o controle do fluxo de estoque utilizados na empresa Padaria do Ivo, situada no Município da Serra-ES. A correta e eficiente utilização dessas ferramentas ajudam a beneficiar o processo gerencial de análise e também as tomadas de decisões, o processo metodológico consiste na aplicação de uma entrevista semiestruturada da qual destaca os tipos de informações e processos utilizados na modelagem de dados históricos de demanda para obtenção das previsões e o dimensionamento dos níveis e valores de estoque para itens analisados.

Palavras-Chave: - Previsão de Demanda, Controle de Estoque, Setor de Panificação.
1. Introdução A Panificação é um dos setores que mais crescem no Brasil, apresentando taxas de crescimento muito elevadas e com projeções ainda maiores para os próximos anos, com um aumento crescente de demanda. Esse setor apresenta tendências otimistas, sendo responsável por um faturamento anual em torno de 70 bilhões de reais, tendo uma significativa relevância para a economia brasileira.
Assim como no ramo de panificação a previsão de demanda é essencial para as mais variadas áreas, representando um dado fundamental para o planejamento empresarial, pois permite uma melhor gerencia de sua produção e de sua capacidade produtiva, além de melhorar o controle de seus estoques. Permitindo assim dimensionar adequadamente os recursos necessários á empresa.
Além da previsão de demanda, outro fator essencial é a gestão de estoques, que é de fundamental importância para a maioria das empresas. Devido

Relacionados