Previsão de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6770 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SELEÇÃO DE TÉCNICAS DE PREVISÃO DE MERCADO SEGUNDO AS DIFERENTES CATEGORIAS DE NOVOS PRODUTOS

Por: Dario Amigo Sampron, UNITAU E UNIVAP (in memoriam )

RAE-eletrônica, v. 4, n. 2, Art. 22, jul./dez. 2005

http://www.rae.com.br/eletronica/index.c fm?FuseAction=Artigo&ID=2202&Secao=ARTIGOS&Volu me=4&Numero=2&Ano=2005

©Copyright, 2005, RAE-eletrônica. Todos os direitos, inclusive detradução, são reservados. É permitido citar parte de artigos sem autorização prévia desde que seja identificada a fonte. A reprodução total de artigos é proibida. Os artigos só devem ser usados para uso pessoal e nãocomercial. Em caso de dúvidas, consulte a redação: raeredacao@fgvsp.br. A RAE-eletrônica é a revista on- line da FGV-EAESP, totalmente aberta e criada com o objetivo de agilizar a veiculaçãode trabalhos inéditos. Lançada em janeiro de 2002, com perfil acadêmico, é dedicada a professores, pesquisadores e estudantes. Para mais informações consulte o site www.rae.com.br/eletronica.

RAE-eletrônica ISSN 1676-5648 ©2005 Fundação Getulio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo.

SELEÇÃO DE TÉCNICAS DE PREVISÃO DE MERCADO SEGUNDO AS DIFERENTES CATEGORIAS DE NOVOSPRODUTOS Dario Amigo Sampron

RESUMO Apesar do grande número de técnicas disponíveis, o trabalho de previsão de mercado para novos produtos é difícil porque falta orientação adequada sobre quais técnicas utilizar. A maior parte da literatura sobre previsões de mercado para novos produtos enfatiza os aspectos matemáticos das ferramentas, e não as situações em que elas devem ser empregadas. Sendoassim, este artigo procura fornecer aos profissionais uma orientação sobre as técnicas mais aplicáveis a determinadas situações. A abordagem empregada considera a existência de diferentes categorias de novos produtos e as várias etapas que constituem um trabalho de previsão. Em razão de suas características e natureza, cada combinação de categoria de novo produto e etapa define conjuntos de técnicas deprevisão aplicáveis. Também são apresentadas sugestões para futuras pesquisas.

ABSTRACT Market forecasting for new products is a difficult task. Some of the reasons are the large number of techniques available for forecasting and the scarce orientation on the best techniques to apply. Difficult increases because most of the literature on new product forecasting focuses on the techniques andnot on the management issues, such as discussing when to employ the technique. This article aims to guide practitioners on the techniques to be applied in specific situations. The approach assumes there are different categories of new products and that a market forecasting is divided up in steps. Each combination of new product category and job step can define specific techniques to be adopted. Dueto the extension of the subject, suggestions for future research are also indicated.

PALAVRAS-CHAVE Técnicas de previsão, desenvolvimento de novos produtos, previsão de mercado, lançamento de produtos.

KEYWORDS Forecasting techniques, new product development, market forecast, product introduction.

© RAE- eletrônica - v. 4, n. 2, Art. 18, jul./dez. 2005

www.rae.com.br/eletronica SELEÇÃO DE TÉCNICAS DE PREVISÃO DE MERCADO SEGUNDO AS DIFERENTES CATEGORIAS DE NOVOS PRODUTOS Dario Amigo Sampron

INTRODUÇÃO

Novos produtos são essenciais para a manutenção da competitividade e para a obtenção de resultados positivos por parte das organizações. Essa importância é responsável por um grande número de lançamentos, exigindo dos administradores intenso envolvimento nas diversasfases do desenvolvimento de novos produtos. Algumas das fases que integram o processo de desenvolvimento de um novo produto são fundamentais. Etzel, Walker e Stanton (2001) indicam que uma delas é a que determina a existência de um mercado suficiente para o produto, utilizada tanto para decidir sobre a viabilidade do projeto quanto para estabelecer prioridades entre vários produtos que estejam...
tracking img