Previsão de demanda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE SUPRIMENTOS

PREVISÃO DE DEMANDA DE MATERIAIS

abril de 2011.

1 INTRODUÇÃO

O passo inicial para a tomada de decisões com relação ao nível de estoque e ao dimensionamento das capacidades produtivas da empresa é feita pela previsão de demanda através diversos métodos, que contribuirão para evitar o desperdício de tempo, material e energia, ou a faltade produtos para atender o mercado. A previsão de consumo é um processo racional de busca de informações acerca do valor das vendas futuras de um item ou de um conjunto de itens. Tanto quanto possível ela deverá fornecer também informações sobre qualidade e localização dos produtos no futuro.

2 PREVISÃO DE DEMANDA

Processo que busca informações que definam a quantidade, quais os produtos equando serão comprados pelos clientes de forma que a empresa possa se planejar e se preparar para essa demanda, por isso é importante essa previsão não possuir erros drásticos porque poderá trazer altos custos para a organização.
A previsão deverá ser sempre considerada uma hipótese mais provável dos resultados e possui as seguintes características:
➢ A eficácia dos métodos empregados;➢ Será o ponto de partida de todo o planejamento de estoques e produção;
➢ Utilização de dados sobre o comportamento do passado que servirá de base para o comportamento do futuro;
➢ Os métodos utilizados de previsão não conduzem a resultados perfeitos;
➢ Qualidade das hipóteses utilizadas no raciocínio.

3 COMPORTAMENTO DA DEMANDA

Existem algumas formas de prever ocomportamento da demanda:
a) Projeção: Compreende que as vendas futuras da empresa serão as mesmas repetidas no passado ou elas crescerão conforme a tendência de crescimento observada no passado.
b) Explicação: São aplicações de técnicas de regressão e correlação que procuram explicar as vendas do passado baseada as leis que relacionam as mesmas com outras variáveis cuja evolução éconhecida ou previsível.
c) Predileção: A evolução das vendas futuras será projetada por funcionários experientes e conhecedores de fatores influentes na demanda e no mercado.

4 MÉTODOS DE PREVISÃO

Para elaborar uma previsão existem vários métodos que podem ser utilizados em quaisquer circunstâncias, no entanto, para o sucesso desse trabalho se faz necessário a utilização de diversosfatores, como:
a) Disponibilidade de tempo, dados e recursos: Existem certos métodos mais sofisticados que utilizam modelos matemáticos, exigindo profissionais com conhecimento necessário para lidar com esses modelos, além de dados numéricos em grande quantidade.
b) Horizonte de Previsão: Existem métodos com melhores desempenhos para previsões no curto prazo, como para mês, semanasou dias, e outros para previsões no longo prazo.
Existem dois tipos de abordagem, o qualitativo e o quantitativo, que são consideradas as bases das previsões de demanda e é através desses instrumentos e conceitos que podemos classificar os métodos.

4.1 MÉTODOS QUALITATIVOS

Os métodos qualitativos envolvem estimação subjetiva através de opiniões de especialistas que tenhamcondições de opinar sobre a demanda futura. Não se apóiam em nenhum método específico e são muito utilizados na ausência de dados ou do lançamento de novos produtos. Podemos dividir essa forma de previsão através de três técnicas:
1. Opiniões dos executivos: Um grupo geralmente pequeno de executivos vindo das principais áreas da empresa, como Marketing, Finanças, Vendas e etc., se reúnem para efetuarprevisões de longo prazo.
2. Opinião da força de vendas: Quando as previsões de demandas são definidas com base na opinião de profissionais envolvidos diretamente com as vendas da organização.
3. Pesquisa junto a consumidores: É feito uma pesquisa bem planejada com uma amostra dos clientes da empresa para se definir a previsão de vendas no período desejado.
4. O método Delphi:...
tracking img