Prevençao de recaida de dependencia quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PREVENÇÃO DE RECAÍDA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Dulcineia do Carmo Gomes
Gilberto de Jesus Silva
Jose Claudinei da Silva
Maria Inez Faria



RESUMO

Este artigo traz, dentro da concepção do ser humano como ser social, uma abordagem sobre atuação do Assistente Social em ações de prevenção de recaída em dependência química, alicerçada em políticas publicas nas mais diversas esferas,tratando-a como questão social que afeta diretamente o núcleo familiar. O Assistente Social, na expressão da questão social da dependência química, deve trabalhar numa equipe interdisciplinar, buscando promover a inclusão social dos usuários de drogas pela adoção de uma abordagem de atenção integral que estimula a qualidade de vida e o exercício pleno da cidadania, disponibilizando informação eorientação, acolhimento e apoio, encaminhamentos a grupos de auto-ajuda, pesquisas e estudos sobre a temática também são realizados na efetivação da intervenção profissional. Diante da ênfase ao individualismo e com a linguagem exacerbada do mercado, os assistentes sociais são desafiados a elaborar uma interpretação critica do seu contexto de trabalho, um atento acompanhamento conjuntural, oestabelecimento de estratégia viáveis, atribuindo um tratamento teórico-metodológico e ético-político diferenciado. Com a questão do uso e abuso de drogas se percebe o alcance cada vez maior de conseqüências generalizadas na vida social das pessoas: na desagregação familiar, nos acidentes de trabalho e trânsito, aumento da violência e criminalidade, disseminação de doenças, inclusive o HIV, e altos índicesde suicídio. A dependência química não é um problema isolado e, no âmbito das possibilidades e limites da intervenção profissional, deve-se contribuir para que as pessoas, já vitimizadas por uma política econômico-cultural e social excludente, possam (re) construir seus espaços de autonomia e decisão.

Palavras-chave: Questão social. Prática profissional. Prevenção. Dependência química.


1.INTRODUÇÃO

Os seres humanos, como seres sociais, desde tempos remotos, sempre viveram em grupos, pois aprenderam que, desse modo, conseguiriam superar os outros animais mais bem dotados fisicamente. À necessidade de enfrentar os perigos externos, que obrigou o convívio humano, advieram outras, que tornaram imprescindível a convivência social. Com o aumento das interações humanas, foramsurgindo instituições e organizações fundamentais para a existência dos homens e que tinham sua estrutura baseada nas relações sociais. A partir daí, a própria existência fora do grupo, tornou-se de difícil aceitação para o ser humano.
O homem, que por meio das interações recíprocas cria um sem-número de instituições, organizações e fenômenos sociais, ao nascer já encontra o grupo estruturado com umaquantidade incontável de valores, normas, costumes, etc., e, pela transmissão cultural, aprende a viver em sociedade, transformando-se de um animal da espécie humana em um ser humano culturalmente definido. Podemos afirmar que, sem contato com um grupo social, o animal homem dificilmente desenvolveria as características que chamamos ‘humanas’.
Assim, o grupo social – sociedade – precede o individuosendo o ser humano um produto da interação social. Está claro que essa afirmação é uma das visões dentro do campo da sociologia, não existindo nem aí uma concordância de todos os cientistas sociais.
Todas as pessoas nascem dentro de um grupo, e este dotará o individuo com os mesmos traços sociais dos outros membros e o farão ser aceito dentro do grupo social a que pertence.
Desse modo, o homempode ser definido como um ser social. Essa afirmação, dita com todo o formalismo de um conceito, tem um significado quase automático e aceito sem muita discussão – mas que, analisado mais detalhadamente, apresenta varias implicações.
Sendo um ser social, o individuo é produto de um sistema complexo de interações que, de um modo ou de outro, ocorre com toda a humanidade, mais particularmente na...
tracking img