PREVENÇÃO DE RECAÍDA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Dulcineia do Carmo Gomes
Gilberto de Jesus Silva
Jose Claudinei da Silva
Maria Inez Faria



RESUMO

Este artigo traz, dentro da concepçãodo ser humano como ser social, uma abordagem sobre atuação do Assistente Social em ações de prevenção de recaída em dependência química, alicerçada em políticas publicas nas mais diversas esferas,tratando-a como questão social que afeta diretamente o núcleo familiar. O Assistente Social, na expressão da questão social da dependência química, deve trabalhar numa equipe interdisciplinar, buscandopromover a inclusão social dos usuários de drogas pela adoção de uma abordagem de atenção integral que estimula a qualidade de vida e o exercício pleno da cidadania, disponibilizando informação eorientação, acolhimento e apoio, encaminhamentos a grupos de auto-ajuda, pesquisas e estudos sobre a temática também são realizados na efetivação da intervenção profissional. Diante da ênfase aoindividualismo e com a linguagem exacerbada do mercado, os assistentes sociais são desafiados a elaborar uma interpretação critica do seu contexto de trabalho, um atento acompanhamento conjuntural, oestabelecimento de estratégia viáveis, atribuindo um tratamento teórico-metodológico e ético-político diferenciado. Com a questão do uso e abuso de drogas se percebe o alcance cada vez maior de conseqüênciasgeneralizadas na vida social das pessoas: na desagregação familiar, nos acidentes de trabalho e trânsito, aumento da violência e criminalidade, disseminação de doenças, inclusive o HIV, e altos índicesde suicídio. A dependência química não é um problema isolado e, no âmbito das possibilidades e limites da intervenção profissional, deve-se contribuir para que as pessoas, já vitimizadas por umapolítica econômico-cultural e social excludente, possam (re) construir seus espaços de autonomia e decisão.

Palavras-chave: Questão social. Prática profissional. Prevenção. Dependência química.... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 07). Prevençao de recaida de dependencia quimica. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Preven%C3%A7ao-De-Recaida-De-Dependencia-Quimica/304570.html

MLA

"Prevençao de recaida de dependencia quimica" TrabalhosFeitos.com. 07 2012. 2012. 07 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Preven%C3%A7ao-De-Recaida-De-Dependencia-Quimica/304570.html>.

MLA 7

"Prevençao de recaida de dependencia quimica." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2012. Web. 07 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Preven%C3%A7ao-De-Recaida-De-Dependencia-Quimica/304570.html>.

CHICAGO

"Prevençao de recaida de dependencia quimica." TrabalhosFeitos.com. 07, 2012. Acessado 07, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Preven%C3%A7ao-De-Recaida-De-Dependencia-Quimica/304570.html.