Prevenção e controle da obesidade e diabetes infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2002 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- UNIDADE EXECUTORA:
Centro Integrado da Criança e Adolescente David Domingues - CICADD

2- DEPARTAMENTO/RESPONSÁVEL
Área de Assistência Social

3 – RESPONSÁVEIS
*Colocar nome do (a) assistente social, estagiários (as)

4 - TÍTULO DO PROJETO
Projeto SocioAssistencial - Prevenção e controle da Obesidade e diabetes Infantil

5 - SITUAÇÃO DO PROJETO
( x ) Novo ( ) Continuidade6- JUSTIFICATIVA
Segundo a Tipificação de Serviços Socioassistenciais (Resolução nº 109 de 11 de novembro de 2009-MDS) a Assistência Social deve investir em serviços de Proteção Social Básica voltados à Convivência e fortalecimento de vínculos.
Destaca-se, então, um dos eixos norteadores das atividades que serão desenvolvidas, o Grupo de Convivência, que consiste em uma das açõesprevistas pela Política Nacional da Assistência Social – PNAS, cujo objetivo é desenvolver e estimular as relações interpessoais, familiares e comunitárias; do sentimento de pertencer e participar; de identificação e integração; compartilhando objetivos e interesses.
Supõe conhecer os riscos pessoais e sociais, as vulnerabilidades que as famílias vivenciam ou estão sujeitas a vivenciar, bem como osrecursos existentes para enfrentar tais situações com o menor dano pessoal e social possível ou na perspectiva de superação. Visa contribuir para a inclusão social, na construção da autonomia, socialização, convívio familiar e comunitário.
O trabalho é desenvolvido na perspectiva de garantia de direitos e proteção social, promovendo o acesso dos usuários e seus familiares à rede pública deatendimento socioassistencial, articulando com os serviços prestados pela própria instituição.

O diabetes assim como a obesidade infantil são doenças associadas a fatores de risco modificáveis, que trabalhados podem deixar o indivíduo longe de complicações, que envolvem altos custos no seu tratamento e complicações. Suas complicações comprometem a produtividade, qualidade de vida e sobrevida dosindivíduos, por geraram mortes prematuras e incapacidades físicas.

7 – OBJETIVOS
7.1 – GERAL
Desenvolver ações com centralidade na família que propiciem o acesso ao atendimento socioassistencial de qualidade, contribuindo para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, bem como na melhoria da qualidade de vida dos usuários e suas famílias, através da oferta de serviços, informaçãoe formação continuada, conforme preconiza a Política Nacional de Assistência Social e apresentar diretrizes que orientem para o ensino e aprendizagem em saúde.

7.2 – ESPECÍFICOS
a) Realizar estudos que contribuam para a análise da realidade social dos usuários;
b) Identificar os pacientes portadores de diabetes e obesidade infantil, dentre os alunos do CICADD e trabalhar os seus fatores derisco modificáveis através de um acompanhamento pautado em estratégias como educação, modificações no estilo de vida, que certamente prevenirá as complicações decorrentes desta doença;
c) Despertar nos alunos a importância das ações educativas junto à comunidade onde a escola está inserida.
d) Integrar os componentes da Educação para a Proteção e Prevenção a saúde e alimentação;
e) Realizarvisitas domiciliares a fim de conhecer a realidade social na qual o educando está inserido, buscando identificar e articular os recursos existentes no bairro de sua residência;
f) Viabilizar benefícios e outros serviços aos usuários e suas famílias;
g) Socializar direitos, orientar e encaminhar demandas apresentadas, com vistas a garantir o acesso dos nossos usuários e a superação de vulnerabilidadesocial e pessoal;
h) Contribuir para melhoria da qualidade de vida dos usuários através de parcerias com outras instituições e serviços.

7.3 – VINCULO COM O (S) OBJETIVO (O) ESTRATEGICO DO CICADD
2 - Articular e fortalecer as ações de Inclusão Social
2.1-Buscar parcerias com órgãos públicos e privados que favoreçam a participação social dos usuários e seus familiares;
2.2...
tracking img