Prevenção e combate a incendios

Páginas: 33 (8162 palavras) Publicado: 19 de abril de 2011
[pic]

PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS

ATIVIDADE CURRICULAR INTERDISCIPLINAR

Aluna: Shirley Viana Ferreira
Polo: Recife
Módulo: PCI
Professor: Jefferson Luiz
Tutora: Carla

[pic]

SUMÁRIO

❖ DEFINIÇÕES: PONTO DE FULGOR, PONTO DE IGNIÇÃO, COMBUSTÃO, REAÇÃO EM CADEIA, FORMAS DE PROPAGAÇÃO DO FOGO;

❖ PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS NUMA EMPRESA DE FORNECIMENTODE SERVIÇOS DE CALL CENTER
❖ (Abordando detalhadamente a classe de incêndio e suas características; o tipo de extintor, o tipo de sistema e suas características; a classe de risco de incêndio e outros aspectos relevantes);

❖ QUATRO ITENS E/OU SISTEMAS NECESSÁRIOS PARA REALIZAR PREVENÇÃO E CONTROLE A INCÊNDIOS (COM FOTOS);

❖ QUATRO MEIOS QUE RETARDAM A PROPAGAÇÃO DO FOGO (COMFOTOS);

❖ QUATRO VIAS DE EVACUAÇÃO EM CASO DE SINSTROS (COM FOTOS).

1ª PARTE

DEFINIÇÕES: PONTO DE FULGOR, PONTO DE IGNIÇÃO, COMBUSTÃO, REAÇÃO EM CADEIA, FORMAS DE PROPAGAÇÃO DO FOGO;

Ponto de fulgor ou ponto de inflamação é a menor temperatura na qual um combustível liberta vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por uma fonte externa de calor. O ponto defulgor não é suficiente para que a combustão seja mantida.
Por mistura inflamável, para a obtenção do ponto de fulgor, entenda-se a quantidade de gás ou vapor misturada com o ar atmosférico suficiente para iniciar uma inflamação em contato com uma fonte de calor (isto é, a queima abrupta do gás ou vapor), sem que haja a combustão do combustível emitente. Outro detalhe verificado é que, aoretirar-se a fonte de calor, acaba a inflamação (queima) da mistura.

Temperatura de autoignição, ponto de autoignição, ou ainda simplesmente ponto de ignição, é a temperatura mínima em que ocorre uma combustão, independente de uma fonte de ignição, como uma chama ou faísca, quando o simples contato do combustível (em vapor, por exemplo), em contato com o comburente já é o suficiente para estabelecera reação.

Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor. Em uma combustão completa, um combustível reage com um comburente, e como resultado se obtém compostos resultantes da união de ambos, além de energia, sendo que alguns desses compostos são os principais agentes causadoresdo efeito estufa.

Modernamente, foi acrescentado ao triângulo do fogo mais um elemento:
A REAÇÃO EM CADEIA, formando assim o tetraedro ou quadrado de fogo.
Os combustíveis após iniciar a combustão geram mais calor liberando mais gases ou vapores combustíveis, sendo que os átomos livres são os responsáveis pela liberação de toda a energia necessária para a reação em cadeia. A função didática destepolígono de quatro faces é a de complementar o triângulo do fogo com outro elemento de suma importância, a reação em cadeia. A combustão é uma reação que se processa em cadeia, que após a partida inicial, é mantida pelo calor produzido durante o processamento da reação.
A cadeia de reações, formada durante a combustão, propicia a formação de produtos intermediários instáveis, principalmente radicaislivres, prontos a se combinarem com outros elementos, dando origem a novos radicais, ou finalmente, a corpos estáveis. Conseqüentemente, sempre teremos a presença de radicais livres em uma combustão. 
Uma reação em cadeia é uma sequência de reações provocadas por um elemento ou grupo de elementos que gera novas reações entre elementos possivelmente distintos.
[pic]
[pic]
Tetraedro do fogo eseus quatro elementos formadores.

Em se tratando de incêndios, a reação em cadeia é um dos itens do chamado "tetraedro do fogo". Neste sentido, a reação em cadeia é uma sequência de reações que ocorrem durante o fogo, produzindo sua própria energia de ativação
(o calor) enquanto há comburente e combustível para queimar.

Dessa forma, temos:
COMBUSTÍVEL + OXIGÊNIO + CALOR → (FOGO) LUZ +...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prevenção e combate a incendios
  • Prevenção e combate a incendio
  • Procedimentos de prevenção e combate a incêndios
  • Prevenção e Combate a Incêndio
  • Prevençao e combate a incêndio
  • Prevenção e combate a incêndios
  • Prevenção e combate a incêndios
  • Prevenção combate incêndio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!