Prevenção e combate a incendio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A brigada de incêndio é um grupo organizado de pessoas treinadas e capacitadas para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, conforme definição da NBR 14276:2006 - Brigada de incêndio - Requisitos, da ABNT.

Essa equipe, bem dimensionada e treinada, deve ser capaz de executar perfeitamente o plano de abandonopara o local, elaborado conforme NBR 15219:2005 - Plano de emergência contra incêndio - Requisitos, prestar o atendimento pré-hospitalar e, se possível, atacar o foco de princípio de incêndio. Devemos lembrar também que a equipe deverá conhecer a minuciosamente a teoria do fogo, os seus agentes extintores e a suas classificações, pois somente entendendo o fogo e suas formas de extinções a equipepoderá combatê-lo.

A prioridade deve ser a preservação da vida, dos ocupantes e também dos brigadistas.

Geralmente, as grandes empresas possuem equipes de brigadas de incêndio, com excelente qualidade técnica, aptas para atenderem às peculiaridades do local, sejam shoppings centers, refinarias, plataformas marítimas, entre tantos outros, mas a grande maioria das edificações quedispõe de equipes com um treinamento anual, por melhor que tenham sido treinadas, sem os equipamentos de proteção individual prescritos na norma de brigada, precisam priorizar a saída das pessoas.

A prevenção deve cuidar para que o incêndio não aconteça e verificar os equipamentos de proteção e combate, mantendo as rotas de fuga, saídas de emergência e portas corta-fogo sempre desobstruídas,para que todo o sistema de segurança contra incêndio funcione como projetado.

A escolha deste projeto foi primeiramente um desafio para todos do grupo, outro desafio foi encontrar um local para a execução do projeto.

O projeto que você verá a seguir é totalmente embasado nas legislações vigentes no país, baseado nas legislações Estaduais e Federais.

No decorrer da leitura vocêleitor encontrará fórmulas matemáticas para o dimensionamento da Brigada, critérios para a escolha dos brigadistas e trechos de algumas normas, que estarão disponíveis nas referências bibliográficas.

1.1 Problematização e viabilidade:

O projeto visa à elaboração e a implantação de uma Brigada de Incêndio na unidade escolar “Presidente Vargas”, conforme as legislações vigentes no país.Segundo o DECRETO Nº 46.076, DE 31 DE AGOSTO DE 2001, a unidade escolar é classificada quanto:

( CLASSE DE OCUPAÇÃO: EI

Consultar Anexo I – Classificação das Edificações e áreas de risco quanto à ocupação

( ALTURA: Tipo II (Com altura menor ou igual a 6 metros)

Consultar Anexo II - Classificação das edificações quanto à altura

( CARGA DEINCÊNDIO: Baixo (até 300MJ/m²)

Consultar Anexo III - Classificação das edificações e áreas de risco quanto à carga de incêndio

Segundo o mesmo Decreto Estadual a unidade escolar deverá possuir:

( Acesso de viaturas na edificação

( Segurança estrutural contra incêndios

( Controle de materiais de acabamento

( Saídas de emergência

(Brigada de Incêndio

( Iluminação de emergência

( Alarme de incêndio

( Sinalização de emergência

( Extintores

( Hidrantes

Consultar Anexo IV: Exigências para edificações com área menor ou igual a 750 M² e altura inferior ou igual a 12 M

Com tudo isso, a implantação de uma Brigada de Incêndio juntamente com a elaboração de rotas defuga e simulados é de suma importância para o local, que possui uma grande população flutuante e não treinada para caso de sinistro.

1.2 Aplicação e Uso

Primeiramente este trabalho tem como escopo o Trabalho de Conclusão de Curso, o que não impede de ser idealizado pela direção da escola, já que o projeto tem todo o embasamento legal e conta com uma grande referência bibliográfica....
tracking img