Prevenção de problemas posturais na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TÍTULO: PREVENÇÃO DE PROBLEMAS POSTURAIS NA ESCOLA
ÁREA TEMÁTICA: Saúde

A acentuada diminuição da mortalidade infantil e o aumento da expectativa de vida ressaltam a necessidade de identificação e manuseio de problemas de saúde mais comuns à crianças e adolescentes, identificando fatores de risco que os tornam mais vulneráveis à doenças crônicas na idade adulta e riscos que possamameaçar suas vidas.
Caso ocorra uma alteração no alinhamento da coluna espinhal, e não sendo realizado o devido tratamento, esta alteração pode afetar diretamente a função pulmonar da criança, seu bem estar psicossocial, gerar dor lombar e diminuir a expectativa de vida.
Segundo a lei de diretrizes e bases da Educação, toda criança deverá completar o ensino fundamental. Dessa forma, todo aluno teráde utilizar a postura sentada por, no mínimo, oito anos, cerca de quatro a cinco horas por dia, e de maneira muitas vezes inadequada, o que já representa um fator de risco para sua saúde, pois, segundo a literatura, é altamente desaconselhável permanecer sentado por mais de 45 a 50 minutos sem interrupções. Além disso, há a suspeita de que sua atividade física somada a configurações posturais nemsempre adequadas, tanto em casa como na escola, poderiam provocar um desequilíbrio na sua musculatura, provocando posições anormais de estruturas anatômicas que ainda estão em fase de desenvolvimento.
O treinamento postural na infância por controle paterno, ou o treinamento pelos educadores em nossas escolas, tem uma profunda influência no estabelecimento da base da postura adultadefinitiva.
A melhor época para aquisição de conhecimento é a idade escolar, quando esses conhecimentos são associados a atividades lúdicas, o aprendizado fica mais fácil e mais agradável para as crianças. Promover a saúde utilizando atividades lúdicas é muito mais eficaz, uma vez que ensina noções de saúde individual e coletiva através de ações em grupos.
O fisioterapeuta que atua em prevençãoescolar deve desenvolver atividades como palestras, brincadeiras, adequação do espaço físico (ventilação, ruído, carteiras, etc.), orientações a pais, professores e corpo administrativo, avaliação física e postural. Atuando de maneira holística, o fisioterapeuta preventivo caminha em direção às necessidades da sociedade e contribui para o crescimento da sua profissão.
Em relação à prevençãoprimária, o fisioterapeuta possui um papel educativo e informativo, trabalhando com a conscientização geral dessa classe profissional (professores), propiciando maiores conhecimentos acerca de seu próprio corpo e conscientizando também os donos de escolas e os responsáveis pelo serviço público, fazendo-os entender que a prevenção é economicamente viável pelo serviço público.

Objetivo GeralSensibilizar os escolares e professores sobre a importância da postura correta para evitar problemas futuros.

Objetivos Específicos

- Proporcionar noções básicas sobre a anatomia da coluna vertebral;
- Verificar se o peso do material escolar transportado pelas crianças é adequado ao peso corporal das mesmas;
- Alertar as crianças e os professores quanto aos efeitos do excesso depeso do material escolar;
- Orientar sobre atividades físicas;
- Melhorar a percepção corporal dos participantes;
- Oferecer alternativas para adequar posicionamentos na escola e em casa;
- Formar os escolares como transmissores de informações sobre saúde à sociedade começando em suas famílias.

METODOLOGIA

Poderão participar do projeto crianças em idade escolar no ensinofundamental e professores, no turno das aulas regulares.
Os encontros serão realizados na própria instituição escolar, uma vez por semana, com duração a combinar. Serão realizados 10 encontros com cada sala de aula. O professor responsável pela classe poderá participar das atividades ou realizar outras atividades que ache conveniente. Será realizada uma palestra especial aos professores da...
tracking img