Prevenção de incêndios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO COC BALUARTE
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
DISCIPLINA: HIGIENE E SEGURANÇA OCUPACIONAL
PROFESSORA: ELIANA VINHA

PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS

JOÃO PINHEIRO – MG,28 DE FEVEREIRO DE 2011

1. INTRODUÇÃO

O fogo é o principal responsável por provocar prejuízos humanos, ambientais e, conseqüentemente, econômicos no Brasil e no Mundo. A destruição da fauna e flora, prejuízos florestais,perda de casas e bens, custos para o combate do fogo e a reconstrução são alguns dos problemas que os incêndios
Florestais trazem para a sociedade. Os incêndios provocam prejuízos importantes, tanto humanos (perda de
vidas) como ambientais (danos na fauna e na flora), tendo também conseqüências econômicas consideráveis: destruição de "habitat", prejuízos florestais, custos para combater ofogo. A maior parte desses incêndios tem origem humana, principalmente aqueles provocados intencionalmente, por
vingança ou desequilíbrio emocional, mas são fatores naturais, como as secas, a velocidade do vento ou a topografia do local que influenciam a sua propagação e determinam os seus efeitos devastadores.

PREVENÇÃO

A prevenção é o conjunto de medidas que visam evitar que os sinistrossurjam, mas não havendo essa possibilidade, que sejam mantidos sob controle, evitando a propagação e facilitando o combate. Ela pode ser alcançada por diversas formas:
• Atividades educativas como palestras e cursos nas escolas, empresas, prédios residenciais;
• Divulgação pelos meios de comunicação;
• Elaboração de normas e leis que obriguem a aprovação de projetos de proteção contraincêndios, instalação dos equipamentos, testes e manutenção adequados;
• Formação, treinamento e exercícios práticos de brigadas de incêndio.
DETEÇÃO E LOCALIZAÇÃO DO INCÊNDIO
O método mais prático e econômico de detecção e localização dos incêndios florestais é o uso das torres de vigilância. Outras formas possíveis são: o patrulhamento terrestre; de avião; ou através de imagens de satélites (como éfeito na Amazônia).
As torres podem ser construídas de madeira, aço ou concreto. Têm no topo uma cabine envidraçada fechada, com visibilidade para todos os lados e onde permanece o vigia.
A altura da torre depende da topografia, variando de 10 a 40 m. As mais altas são construídas nas áreas planas. A distância máxima entre duas torres é de cerca de 20 km e cada uma pode cobrir de 15 a 18.000ha.
Ao se instalar uma rede de torres, não é necessária uma visibilidade de 100% da área. Uma cobertura de cerca de 70% da área florestada já é suficiente e economicamente viável.
Para a identificação do local do incêndio, é necessário que cada torre tenha um binóculo, um rádio ou telefone e um goniômetro (aparelho usado para a determinação da direção do fogo). Os goniômetros devem ter a mesmaorientação (o zero apontado para o Norte magnético) em todas as torres. Pode-se, através de coordenadas, determinarem com razoável precisão o local do incêndio.
INCÊNDIOS FLORESTAIS
É a propagação do fogo, em áreas florestais e de savana (cerrados e caatingas), normalmente ocorre com freqüência e intensidade nos períodos de estiagem e está intrinsecamente relacionada com a redução da umidadeambiental.
Os incêndios podem iniciar-se de forma espontânea ou ser conseqüência de ações e/ou omissões humanas, mas mesmo nesse último caso, os fatores climatológicos e ambientais são decisivos para incrementá-los, facilitando sua propagação e dificultando seu controle.

Os incêndios florestais podem ser causados por:

Causas naturais, como raios, reações fermentativas exotérmicas, concentraçãode raios solares por pedaços de quartzo ou cacos de vidros em forma de lente e outras causas
Imprudência e descuido de caçadores, mateiros ou pescadores, através da propagação de pequenas fogueiras, feitas em acampamentos
Fagulhas provenientes de locomotivas ou de outras maquinas automotoras, consumidoras de carvão ou lenha
Perda de controle de queimadas, realizadas para “limpeza” de compôs...
tracking img