Prevalencia da hipertensao arterial em estudantes da faculdade de educao fisica e desporto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
César Samuel Salela











Prevalência da Hipertensão Arterial nos Estudantes da Faculdade de Educação Física e Desporto




















Universidade Pedagogica
Faculdade de Educação Física e Desporto









Maio 2010


RESUMO


A tensão arterial se eleva a cada dia que passa na população mundial por múltiplos e complexos factores, embora se possa generalizar as consequências advindas.Objectivo: verificar o estado da tensão arterial nos estudantes da Faculdade de Educação Física e Desporto. Foram avaliados voluntariamente 55 homens e 17 mulheres com 33.7±6.1 e 33.1 ± 9.3 anos de idade respectivamente. A tensão arterial foi avaliada com recurso ao esfinomanometro automático de OMRON M4-I (HEM-752A-E). Todos os estudantes foram avaliados três vezes com intervalo de 2 minutos e aposterior calculou-se a media das variáveis, tensão arterial sistólica (TAS), tensão Arterial diastólica (TAD) e a Frequência cardíaca (FC). O processamento e análise dos dados foram realizados no SPSS.12.0 e o uso de test de medidas independente com o nível de significância a 95%. Os principais resultados revelam que no geral foram encontrados 13.7% Hipertensos (18.2% masculinos) e 86.3% (81.2%masculinos e 100% femininos) Normotensos. Os valores médios da TAS (123.56 ± 15.8, t=6.737; p <0.001); TAD (74.7± 10.6; t=5.035; p <0.001) e FC (68.55± 11.3; t-3.364; p <0.005) revelam existir diferenças estatisticamente significativas entre o sexo. Os resultados sugerem que a maior parte dos estudantes da Faculdade de Educação Física e Desporto apresentam níveis normais de tensão arterial, comdestaque para o sexo feminino.

Palavras-chaves: Pressão arterial; exercício físico, estado de saúde















LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

HA - Hipertensão arterial
PAS - Pressão arterial sistolica
PAD - Pressão arterial diastolica
HSI - Hipertensão sistolica isolada
PA – Pressão arterial
HPE – Hipotensão pós-exercício
FC – Frequência cardíaca
VO2max - Consumo máximo de oxigénio
PAM –Pressão arterial média
DC - Debito cardíaco
RTP – Resistência total periférica
VS – Volume Sistolico
EAM- Enfarto Agudo do Miocárdio
IC- Insuficiência Cardíaca
AVC- Acidente Vascular Cerebral
IR- Insuficiência Renal













1-Introdução


Estudos epidemiológicos têm demonstrado que a prevalência da hipertensão tem aumentado em muitos países. A Organização Mundial de Saúde (OMS). Estima que aprevalência de hipertensão atinge cerca de 10 a 20% em população adulta. Esta doença é caracterizada pelo aumento de uma das duas pressões arteriais que de forma acentuada pode levar a morte (SILVEIRA, NAGEM, MENDES, 2007)

As complicações da hipertensão são multidimensional ou seja, cerca de 40% dos indivíduos portadores da hipertensão, apresentam lesão nos órgãos alvos (cérebro, o coração, rins e vasossanguíneos), causando assim aumento de incidência de doenças cardiovasculares, tais como enfarto agudo do miocárdio, acidentes vasculares encefálicos e insuficiência cardíaca (CHOBANIAN, 2003-FAGARD, 2001).

O sedentarismo e a obesidade em crescimento populacional são factores de risco da hipertensão com repercussão na morbilidade e mortalidade na saúde pública. As entidades sanitárias dos paísesdesenvolvidos e em via de desenvolvimento devem adoptar estratégias capazes de controlar esta proliferação galopante. A pratica de actividade física regular e metodicamente orientada tem sido identificada como uma das formas eficazes de controlo da hipertensão, chegando a ser considerado como um tratamento não medicamentoso (BLUMENTHAL et al, 2000; CARRETERO & OPARIL, 2000; HAGBERG et al,2000.),

Por se reconhecer que cerca de 32% da população Moçambicana apresenta elevados níveis de hipertensão arterial, e de não se saber ao certo o nível de envolvimento desta população em prática regular de actividade fisca, mesmo em diferentes faixas etárias, cresce a pertinência de realizar este estudo voltado para estudantes universitario da faculdade de educaçao fisica e desporto, procurando...
tracking img