Prevalência de sobrepeso e obesidade segundo o índice de massa corporal e o percentual de gordura e sua relação em uma amostra representativa de trabalhadores da indústria da cidade de joinville-sc.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Prevalência de sobrepeso e obesidade segundo o índice de massa corporal e o percentual de gordura e sua relação em uma amostra representativa de trabalhadores da indústria da cidade de Joinville-SC.

1 SANTOS, João Francisco Severo

Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC
Centro de Ciências Tecnológicas- CCT
Departamento de Ciências Básicas e Sociais-DCBS

2 Jsevero@terra.com.br3 (0xx47) 431-6220 / 9126-1479

INTRODUÇÃO

O excesso de gordura corporal tem afetado negativamente a qualidade de vida de muitas pessoas e sua prevalência tem aumentado de forma assustadora, principalmente em países mais industrializados, sendo considerada um problema de saúde pública (WHO, 2002). O excesso de gordura corporal conhecido como sobrepeso e obesidade é uma síndromecomplexa e multifatorial cujo tratamento tem sido fonte de frustração de pacientes e profissionais de saúde (FONSECA at all, 2001).
O excesso de gordura corporal está associado a diversas doenças de dimensão física e psicológica, incluindo doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, osteoartrite, transtornos de ansiedade entre outros (NAHAS, 2001; GOLDENBERG & ELLIOT, 2001). Os problemas desaúde entre os obesos são muito mais freqüentes em comparação aos não obesos. Estimativas de companhias norte americanas de seguro de saúde indicam que uma pessoa obesa representa um custo adicional de 8% com despesas médicas e quando adoecem, seu tempo de internação é 85% maior que de uma pessoa não obesa (BARROS, 2002).
A obesidade e sobrepeso geralmente são avaliados através do índice demassa corporal (IMC) que é o resultado da divisão do peso pela estatura ao quadrado e cuja classificação foi definida pela organização mundial da saúde como sobrepeso para valores entre 24,9 e 29,9 e obesidade para valores acima de 29,9 (NAHAS, 2001).
A prevalência de sobrepeso e obesidade entre os industriarios de Santa Catarina medida por meio de questionários é de aproximadamente 27,3 e5,9% respectivamente, sendo que no município de Joinville 7,4% dos homens e 6,2% das mulheres foram classificados como obesos (BARROS, 1999).
Geralmente o tratamento do sobrepeso e obesidade baseia-se em reeducação alimentar e exercício físico numa tentativa de conseguir um balanço energético negativo a fim de consumir o excesso de gordura como fonte principal de combustível para as tarefasdiárias, mas essa forma convencional de tratamento tem demonstrado bons resultados apenas para pessoas com sobrepeso, sendo insatisfatórios a médio e longo prazo para os obesos. (FONSECA, 2001).
O exercício não é milagroso, como também não o são os remédios usados para emagrecimento. O verdadeiro milagre reside na prevenção da obesidade adotando uma dieta equilibrada, proporcional aogasto energético diário, uma vida mais ativa fisicamente e um planejamento comportamental de longo prazo (GOLDBERG & ELLIOT, 2001; NAHAS, 2001 ).
De acordo com Goldberg & Elliot (2001), a atividade física é uma alternativa saudável para a redução do peso corporal, principalmente na redução da gordura corporal. Entre os exercícios mais conhecidos e adequados estão as caminhadas (uma hora pelomenos), o ciclismo a passeio (40 minutos) , o trote (40 minutos) e a ginástica aeróbia proporcional a capacidade física do indivíduo em termos de tempo e intensidade (excetua-se a ginástica aeróbia de alto impacto, pelos riscos de lesão).
O principal papel da atividade física deve ser o de aumentar o gasto energético acima da ingestão alimentar para que alguma gordura corporal seja reduzida(NAHAS, 2001).
Pretende-se, com este estudo identificar os níveis de atividade física habitual e a prevalência de obesidade entre industriarios de Joinville através de medidas de campo realizadas nas semanas internas de prevenção aos acidentes de trabalho (SIPATs) com uma amostra representativa dessa população.

MÉTODOS

População e amostra

Realizou-se uma pesquisa de dimensão...
tracking img