Prevalência de maus-tratos vivenciados pelo idoso inserido na sociedade em geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estimular a pesquisa sobre a percepção do idoso, identificando as causas que levam a ser mau tratado.



No Brasil o processo da porcentagem sobre o envelhecimento está tendo umcrescimento cada vez mais elevado, decorrente com a queda da fecundidade, natalidade e da mortalidade.
A velhice é parte integrante do processo da vida. A conscientização e a educação estão emfalta por parte da sociedade, dificultando para o idoso o exercício de sua cidadania.
A sociedade mais jovem em geral está vivendo como se não fossem envelhecer gerando uma promoção daconvivência e a conscientização dos caminhos das pessoas sobre a terceira idade.
Os maus tratos cometido contra os idosos têm uma discussão de forma diferente, mesmo não sendo um fenômeno novo, sãovitimas de vários tipos de maus tratos, independente de quem seja o agressor, podendo ser pela própria família, por pessoas que são pagas para ser o cuidador do idoso, transportes públicos, supermercados,nas ruas, e até mesmo nas instituições.
Os maus tratos é um fenômeno visível no processo do envelhecimento da população, considerando que a questão sobre os maus tratos é pouco abordada pelasociedade em geral e até mesmo pelos profissionais da saúde.
Os enfermeiros em especial precisam proceder com forma de identificação especialmente os casos de maus tratos contra a pessoa idosa por elesidentificada. As causas dos maus tratos estão relacionadas pelos conflitos sobre stress do cuidador, idosos com problemas psiquiátricos ou até mesmo do próprio cuidador e o tipo de relação que oidoso convive na dependência de pessoas que ele necessita para seu cuidado.
Os idosos sentem-se desrespeitados, desvalorizados, revoltados, provocando muito sofrimento e desgaste com esse tipo desituação, levando com que o próprio idoso se isole da comunidade. Por outro lado a paciência e a falta de interesse para o cuidado ao idoso se tornam em conflitos e agressões, não existindo distinção da...
tracking img