Prevalência de enteroparasitas na população atendida pelo laboratório de análises clínicas citolab.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1548 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITAS NA POPULAÇÃO ATENDIDA PELO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS CITOLAB.[1]

HOLLIVER LUIZ PANTOJA LYRA[2]

Resumo
O presente trabalho teve como objetivo a realização de um estudo retrospectivo sobre parasitismo intestinal entre os meses de Janeiro de 2007 a junho de 2007, tendo como população-alvo os clientes do laboratório de análises clínicas Citolab,localizado no município de Porto Velho, Rondônia. No período da pesquisa foram analisadas 897 amostras.

Palavras-chave: Enteroparasitismo, Parasitológico, Prevalência.

Abstract
The present work had as objective the accomplishment of a retrospective study on intestinal parasitism enters the months of January of 2007 the June of 2007, having as population-target the customers of thelaboratory of clinical analyses Citolab, located in the city of Porto Velho, Rondônia. In the period of the research 897 samples had been analyzed.

Key words: Enteroparasitismo, Parasitológico, Prevalência.

Introdução

Este trabalho é um estudo sobre a prevalência das enteroparasitoses da população do laboratório clínico Citolab, no Município de Porto Velho.
Para tanto, tem-se comoobjetivo realizar um estudo retrospectivo dos meses de Janeiro de 2007 a Junho de 2007, de parasitoses intestinais na população que procura o serviço do Laboratório de análises clínicas Citolab, localizado no município de Porto Velho, Bairro Areal, Rondônia com vistas a identificar as espécies parasitarias intestinais mais prevalentes e as categorias mais atingidas. Com efeito, procura-seinvestigar a ocorrência de monoparasitoses, biparasitoses e poliparasitoses e relacioná-los ao sexo e idade da população-alvo.
A pesquisa será realizada através de levantamento teórico para subsidiar a análise de campo, coleta de dados e análise dos exames parasitológicos de fezes (EPF), tabulação das ocorrências e análise de dados. É importante salientar, que o procedimento utilizado no trabalhosão argumentações estudadas em casos particulares que se tornam explícitas num estudo amplo.

Perspectivas Teóricas

A relação entre parasitos e os danos causados por ele varia de acordo com a espécie e a causa. Dentro desse contexto, as populações mais carentes desenvolvem com maior freqüência doenças relacionadas aos parasitos, pois vivem em localidades sem condições sanitárias.No Brasil, as parasitoses intestinais constituem um importante problema de saúde pública. No homem, tais parasitos geram infestações e infecções nos ductos internos e dos tecidos profundos.
Dentre os helmintos, os mais freqüentes são os nematelmintos Ascaris lumbricoides e Trichuris trichiura e os ancilostomídeos Necator americanus e Ancylostoma duodenale. Estima-se cerca de 1 bilhão deindivíduos em todo mundo alberguem Ascaris lumbricoides, sendo pouco menor o contingente infestado por Trichuris trichiura e pelos Ancilostomídeos. Estima-se também, que 200 e 400 milhões de indivíduos, respectivamente, alberguem Giárdia duodenalis e Entamoeba histolytica. Os danos que os enteroparasitas podem causar a seus portadores incluem, entre outros agravos, a obstrução intestinal e adesnutrição, a anemia por deficiência de ferro, quadros de diarréia e de mau absorção, sendo que as manifestações clínicas são usualmente proporcionais à carga parasitária albergada pelo indivíduo.
São poucos e dispersos os estudos sobre a prevenção de enteroparasitas em nosso meio, sendo a maioria deles realizada em amostras de base populacionais mal definidas, como usuários de serviços desaúde, alunos de escolas públicas urbanas carentes. Cabe notar também, que nenhum dos inquéritos nacionais sobre saúde e nutrição já realizados no país inclui em seu protocolo de investigações o exame parasitológico de fezes.

Materiais e Métodos[3]

O material utilizado para análise foi colhido em recipientes com e sem conservante, sendo o conservante utilizado o MIF, ou seja, uma solução...
tracking img