Prevalência de distúrbios osteomioarticulares em carteiros da cidade de juazeiro do norte - ce

9299 palavras 38 páginas
1 - INTRODUÇÃO

As desordens osteomusculares incluem uma grande variedade de condições inflamatórias e degenerativas que afetam os músculos, tendões, ligamentos, articulações, nervos periféricos e veias, sendo que as regiões mais comumente envolvidas são: a coluna lombar, cervical, ombros, antebraços e mãos (Punnett e Wegman, 2004; NATIONAL INSTITUTE OF OCCUPATIONAL SAFETY AND HEALTH, 2004). Segundo Imai (1998) elas apresentam como seu principal sintoma a dor e possui uma evolução baseada, principalmente, nos graus de intensidade, sendo que, nos estágios mais avançados, o sujeito pode chegar à invalidez para o trabalho, assim como, ficar prejudicado nas atividades de vida diária. Esses distúrbios têm como uma das principais características a origem multifatorial, o que requer uma visão apurada para entender a sua etiologia.

“Dentre os fatores etiológicos, considerados de natureza multifatorial, destacamse os biomecânicos presentes na atividade de exigências repetitivas e desenvolvidas em ambientes planejados ergonomicamente inadequados, além das características individuais, do estilo de vida e das condições de trabalho . A maior prevalência da sintomatologia osteomuscular ocorre entre os trabalhadores jovens e do sexo feminino, que exercem atividades caracterizadas por grande esforço e repetitividade”. (Barros e Alexandre, 2003).

Apesar disso, segundo McBeth et al., (2003) existe uma necessidade de maiores estudos que demonstrem claramente a relação entre os fatores de risco relacionados ao trabalho e o aparecimento de sintomas de dor. Os principais objetivos dessas pesquisas seria demonstrar a ocorrência de desordens osteomusculares relacionadas ao trabalho, seus sinais e sintomas, e os fatores do trabalho que podem estar associados. Apesar da necessidade de novos estudos, é importante salientar que existem instrumentos que avaliam a ocorrência de sintomas e demandas físicas no trabalho, sejam por métodos

Relacionados