preuff

405 palavras 2 páginas
As divertidas plantas carnívoras
Conheças as espécies mais comuns e aquelas que você pode ter em casa

Você já cultivou plantas carnívoras? Exóticas e intrigantes, elas são nomeadas assim porque capturam e digerem insetos e pequenos animais, atraídas pelo nitrogênio, um composto abundantemente presente na proteína desses bichos. Isso não quer dizer que você não possa tê-las nos seu jardim. Muitos cultivam até na mesa de centro, porque são espécies que não precisam de cuidados extraordinários. Outra vantagem é que elas conseguem viver em solos pobres em nutrientes. Como não há como se alimentar pela raiz, elas buscam no ar insetos que possam suprir suas necessidades.
Antes de conhecer as mais comuns, saiba que existem estudos que mostram que elas vivem desde a época dos dinossauros e estão espalhadas no mundo em mais de 500 espécies, presentes em florestas tropicais úmidas e até na Sibéria. No Brasil, são em torno de 80 tipos e o país é o segundo em número de espécies, perdendo somente para a Austrália.
Entre as mais encontradas está a Dionaea muscipula, que possui a chamada armadilha jaula. O corpo dela é dividido em dois, como se fosse uma boca, com gatilhos que disparam e se fecham, abrindo novamente quando a digestão do inseto acaba. Mas, não tenha medo. As enzimas são inofensivas à pele humana. No entanto, destroem aranhas, moscas, largatas, grilos e lesmas e levam de 5 a 15 dias para digerirem o ser capturado. A sucção é outra maneira encontrada pelas espécies Utricularia como forma de alimentação. Comuns em água doce e brejos, elas possuem pequenas bolsas que são rodeadas por gatilhos. Quando abertas, elas sugam tudo que está ao redor.
Conheça também as espécies Cephalotus, Darlingtonia, Heliamphora, Nepenthes e Sarracenia, que são dotadas de Ascídios, folhas inchadas que parecem jarras com uma entrada no topo. Aliás, elas são conhecidas como plantas-jarra. Dentro possuem um líquido digestivo que mata pequenos invertebrados e até minúsculos vertebrados

Relacionados