Pretinha eu?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“Pretinha, eu”? é uma obra de Júlio Emílio Braz, que aborda o preconceito, ou até mesmo o bullying. Júlio Emílio Braz nasceu em 16 de abril 1959, em Manhumirim, Minas Gerais. Também já escreveupara o programa de televisão “Os Trapalhões”.
O texto tem uma linguagem muito compatível com a que os jovens usam atualmente, com muitas gírias e palavras diferenciadas. A obra aborda umótimo tema para ser discutido, pois, hoje em dia, o preconceito está aumentando demais. Vânia inicialmente é ofendida por Carmita em seu colégio. Esse é um fato que traz o bullying para o contexto ,assunto muito discutido atualmente pelo aumento de casos entre adolescentes.
Carmita é uma garota muito preconceituosa e invejosa, mas, seu preconceito e sua inveja são refletidos nelamesma, quando ela humilha Vânia até o ponto dela não ir para o colégio durante um bom tempo, isto mostra, talvez a realidade que está acontecendo. Bel, a garota que narra a história, começa a sentirpena da Vânia, isso dá uma ideia de que, mesmo quem pratica a ação, sente que está sendo muito má com a garota. Carmita humilhava muito a garota. Desde mostrar que ela usa uma roupa usada, comdois enormes buracos, até derrubar cachorro-quente em seu vestido, quando Vânia rouba seu lugar na quadrilha. Mas a Vânia não se intimida. Ela mesma da um soco no rosto da Carmita. Esta ação daum aspecto de revolta, ou seja, Vânia não aguenta mais as provocações de Carmita. Isto pode refletir nos jovens que sofrem preconceito. Mas também tem um lado negativo. Vânia reagiu comagressividade as humilhações que sofreu.
Mas, considerando o geral, o livro é muito bom, eu recomendo sim ao público infanto-juvenil, sua linguagem é muito atual e compatível com a dos jovensatualmente. Seu assunto também é ótimo para ser discutido, pois, o bullying e o preconceito estão crescendo demais. O texto em si é muito claro e objetivo, facilitando a compreensão do leitor.
tracking img