PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ELAINE PUNTEL RIBAS DE AGUIAR

INTRODUÇÃO
A criança diferencia-se do adulto em diferentes aspectos, é uma diferenciação complexa e estáatrelada a elementos como a cultura, ao momento histórico e aos papéis determinados pela sociedade. Este fato impossibilita analisar a criança somente pela sua “natureza infantil”, desvinculada dasrelações sociais e de produção existente em seu contexto de vida. Historicamente, houve um processo gradual de valorização e em relação aos sentimentos atribuídos à criança. A partir das mudançaseconômicas e políticas da estrutura social pode-se perceber o reflexo na forma atual de tratamento que a escola e a família dão à criança.
Um breve histórico da Educação Infantil na Europa
Na IdadeMédia, de modo de produção e regime feudal, onde os senhores de terra possuíam o poder, legitimado e limitado pela Igreja e pelo Estado, a criança era considerada um pequeno adulto. A partir do séculoXIII, a Igreja Católica perde o poder com o surgimento da burguesia. No século XVI, começam as descobertas científicas. Surgem duas atitudes ambíguas no que se refere à concepção de criança: uma aconsidera como um ser ingênuo; enquanto a outra a considera imperfeita, traduzido pela necessidade do adulto moralizar a criança. Na Idade Moderna, a criança nobre é tratada diferentemente da criança pobre.Surgem as primeiras propostas de educação e moralização infantil. Na sociedade burguesa, o ensino é, primeiramente, para os meninos. A educação se torna mais pedagógica. Nessa época, surge o castigocorporal como forma de educação o qual é utilizado tanto pelas famílias quanto pelas escolas.Também surgem as primeiras creches. A partir da segunda metade do século XVII, a política escolar retardoua entrada das crianças nas escolas. A sociedade capitalista caracteriza a criança como um ser fraco e incompetente economicamente e que, portanto, o adulto deve cuidar. Na educação, cria-se o... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 06). Pressupostos teóricos e metodológicos da educação infantil. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pressupostos-Te%C3%B3ricos-e-Metodol%C3%B3gicos-Da-Educa%C3%A7%C3%A3o/40511.html

MLA

"Pressupostos teóricos e metodológicos da educação infantil" TrabalhosFeitos.com. 06 2011. 2011. 06 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pressupostos-Te%C3%B3ricos-e-Metodol%C3%B3gicos-Da-Educa%C3%A7%C3%A3o/40511.html>.

MLA 7

"Pressupostos teóricos e metodológicos da educação infantil." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2011. Web. 06 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pressupostos-Te%C3%B3ricos-e-Metodol%C3%B3gicos-Da-Educa%C3%A7%C3%A3o/40511.html>.

CHICAGO

"Pressupostos teóricos e metodológicos da educação infantil." TrabalhosFeitos.com. 06, 2011. Acessado 06, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Pressupostos-Te%C3%B3ricos-e-Metodol%C3%B3gicos-Da-Educa%C3%A7%C3%A3o/40511.html.