Pressupostos organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Características de uma Equipe de Alta Performance
Veronica Ahrens
Veronica Ahrens
Pós-Graduada em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela FGV. Certificada pela Universidade de Toronto nas áreas de Gestão de Recursos Humanos e Treinamento e Desenvolvimento. Trainer pela Sociedade Brasileira de PNL. Tem Certificado Internacional em Coaching pelo ICI. Professora convidada pelaUniversidade Gama Filho nas áreas de Gestão e Liderança. Formada em Educação Física pela USP.
+ textos de Veronica Ahrens
Quando penso no conceito de Equipes de Alta Performance lembro-me da época em que trabalhava em uma rede de academias, na qual, uma de suas unidades apresentava uma queda no número de clientes há mais de dois anos.
Como gerente administrativo, fui deslocada para essa unidade denegócio tendo o objetivo de reverter o cenário. Logo no início do trabalho percebi que os coordenadores de cada área trabalhavam de forma isolada, ou seja, não formavam uma equipe. Apesar de muitos clientes utilizarem os serviços das diversas áreas. Nesse momento, o primeiro passo que precisou ser dado era transformar o grupo de coordenadores em uma equipe, fazendo com que trabalhassem em conjuntopara uma finalidade comum.
Para isso, criamos uma meta que deveria ser atingida dali a dez meses: voltar a ter o mesmo número de clientes que a unidade tinha há dois anos. No entanto, estabelecer a meta não era o suficiente para que chegássemos lá. Além deles se tornarem uma equipe, era preciso que se tornassem uma Equipe de Alta Performance.
Quando analisamos mais a fundo as Equipes de AltaPerformance, encontramos cinco características fundamentais:
1 - Objetivo claro: todos da equipe devem saber qual é o objetivo a ser alcançado e, mais do que isto, precisam estar engajados com este objetivo. Na ocasião, lembro-me de um dia ter entrado na sala dos coordenadores e me deparado com um cartaz, desenhado por eles, que dizia "1603". Essa era a nossa meta e naquele momento soube que todosestavam finalmente comprometidos com ela.
2 - Empowerment: permitir que as pessoas tragam seus conhecimentos, experiências e motivação, compartilhando informações e decisões com a equipe. Para isso, criamos naquele momento encontros quinzenais conduzidos sempre por um dos integrantes da equipe, que apresentava algum tema relativo à gestão do negócio e que pudesse acrescentar algo no aprendizadode todos.
3 - Diversidade: uma Equipe de Alta Performance é formada por diferentes tipos de pessoas que apresentam diferentes habilidades, permitindo com que juntos se complementem e consigam realizar o trabalho, utilizando o potencial de cada um. Naquela época, em todas as áreas havia diversas tarefas a serem executadas pelos coordenadores, desde a liderança e Gestão de Pessoas, até o controlede números e planilhas; do relacionamento com clientes à criação e à organização de eventos de divulgação. Cada coordenador tinha talentos diferentes e, por isso, conseguiam realizar algumas atividades com mais facilidade. Dessa forma, criamos duplas de trabalho, que com seus talentos individuais conseguiam se ajudar na realização das diferentes tarefas.
4 - Relacionamento e Feedback: as pessoastêm crenças e valores diferentes e, consequentemente, comportamentos diferentes. Numa Equipe de Alta Performance não existe a necessidade das pessoas tornarem-se amigas, mas sim aprenderem a respeitar a visão de mundo do outro e buscar criar relações de confiança. Usar o feedback, como uma ferramenta que possa ajudar o outro a se desenvolver cada vez mais, e acabar com os ruídos de comunicação. Comisso começamos a exercitar o "falar para" e não mais o "falar de".
5 - Interdependência: entender que ninguém joga o jogo sozinho. No momento em que um lado está mais fraco, o outro lado fará mais força, para que juntos possam chegar ao seu objetivo. Foi o que aconteceu conosco. Cada área tinha a sua meta mensal a ser alcançada, para que pudéssemos em dez meses chegar ao todo. Mas, nem todos...
tracking img