Pressuposto material

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharias Física 1 (Mecânica)

Apresentação
Física 1 (60 horas) Disciplina: 37111
Segundas/Terças/Quartas-feiras: 08:30 – 11:15

Professor Marcelo Cabeça
Engenheiro Mecânico / Doutorando em Vibrações Mecânicas cabecmc@gmail.com
©2005 by Pearson Education 16-1

Engenharias Física 1 (Mecânica) EMENTA
Os seguintes conceitos de física deverão ser tratados progressivamente ao longo dadisciplina: Cinemática, Dinâmica, Equilíbrio de Partícula e Corpo Rígido e Colisões. Dentro desta perspectiva, será dada ênfase especial aos seguintes tópicos: 1. A experimentação: observação de fenômenos e sua quantificação; 2. Descrição matemática do movimento, envolvendo grandezas tempo, posição, velocidade e aceleração; 3. A representação vetorial de grandezas físicas; a força como grandezavetorial; 4. Leis de Newton para o movimento e suas aplicações; 5. Equilíbrio estático: força e momento; 6. Impulso, Quantidade de Movimento e Colisões. 16-2
©2005 by Pearson Education

Engenharias Física 1 (Mecânica) Conteúdo
UE – 1) Cinemática – 15 horas Conteúdo: conceitos preliminares, velocidade média e instantânea, equações do movimento, movimento uniforme e variado e queda livre,representação gráfica. UE – 2) Dinâmica – 15 horas Conteúdo: vetores, massa, força, tipos de forças (contato e campo), forças peso, normal, tração e de atrito, Leis de Newton. UE – 3) Equilíbrio – 15 horas Conteúdo: equilíbrio de partícula, equilíbrio de corpo rígido UE – 4) Colisões – 15 horas Conteúdo: Impulso, quantidade de movimentos.
©2005 by Pearson Education

16-3

Engenharias Física 1(Mecânica) OBJETIVOS
      Observar e analisar os fenômenos físicos pela experimentação; Desenvolver o raciocínio lógico e crítico na resolução de problemas; Aprender a utilizar modelos para a análise de situações reais; Familiarizar-se com o uso de instrumentos de medidas; Desenvolver habilidade na confecção de relatórios, incluindo a apresentação gráfica e análise estatísticas das grandezasfísicas envolvidas; Desenvolver habilidade na realização de atividades em equipes.
©2005 by Pearson Education

16-4

Engenharias Física 1 (Mecânica) COMPETÊNCIAS






Adquirir prévia compreensão básica de Matemática (números, potenciação, regra de três, funções – equações e gráficos) e cálculo (derivação e integração); Familiarizar-se com o uso de instrumentos de medida, tenhamdesenvolvido habilidade na confecção de relatórios e que sejam capazes de relacionar os diversos problemas da sua profissão com os conceitos da Física; Contribuir para um melhor entendimento de outras disciplinas: Mecânica Geral, Resistência dos Materiais, Fenômenos dos Transportes, Estática de Estruturas, Teoria das Estruturas, Metrologia, etc.
©2005 by Pearson Education

16-5

Engenharias Física 1(Mecânica) Perfis – Engenharia Ambiental
• Atua no desenvolvimento e aplicação de tecnologias que protejam o

ambiente dos danos causados pelas atividades humanas. Ele zela pelo desenvolvimento sustentável, respeitando os limites dos recursos naturais. • Na prática: o profissional pode atuar em departamentos de planejamento e gestão ambiental de grandes indústrias, no setor público, emprefeituras e órgãos do meio ambiente ou como consultor em empresas especializadas.

©2005 by Pearson Education

16-6

Engenharias Física 1 (Mecânica) Perfis – Engenharia Civil
• Projeta e acompanha as etapas de uma obra a partir da análise das

condições do ambiente e solo. Ele responde pela segurança da edificação, monitora o funcionamento de todos os tipos de instalações elétricas,hidráulicas e de saneamento. Além disso, chefia as equipes de trabalho, acompanha custos, prazos, cumprimento das normas de segurança, saúde e meio ambiente e ainda os padrões de qualidade.
• Na prática: o engenheiro civil atua em construções pesadas e leves; gerenciamento, supervisão, coordenação, planejamento, projetos e manutenção nas áreas de construção civil, mineração, indústria petrolífera,...
tracking img