Pressao atmosferica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pressão
Introdução
A Terra está envolvida por uma camada de ar denominada atmosfera, constituída por uma mistura gasosa cujos principais componentes são o oxigênio e o nitrogênio. A espessura dessa camada não pode ser perfeitamente determinada porque à medida que aumenta a altitude, o ar se torna muito rarefeito, isto é, com pouca densidade.
O ar, sendo composto por moléculas, é atraído pelaforça de gravidade da Terra e, portanto, tem peso. Se não o tivesse, escaparia da Terra, dispersando-se pelo espaço. Devido ao seu peso, a atmosfera exerce sobre todos os objetos nela imersos, uma pressão chamada pressão atmosférica. Assim, cada pessoa suporta sobre os ombros, em média, o peso de cerca de 1 tonelada de ar, que, porém não sente, já que o ar é um gás e a força da pressão exerce-seem todas as direções. O peso normal do ar ao nível do mar é de 1kg/cm2, porém, a pressão atmosférica desce com a altitude: a 3.000 m, é de cerca de 0,7 kg/cm2; a 8.848m, altitude do monte Everest, ela é de apenas 0,3 kg/cm2.
O valor normal da pressão atmosférica é de 1013 mb ou 1013 hp. No entanto o valor da pressão varia por influência de dois factores principais:
* a altitude ( a pressãodiminui com a altitude pois diminui a coluna de ar atmosférico sobre um lugar)
* a temperatura ( o ar quente é mais leve e sobe, diminuindo a pressão; o ar frio é mais pesado e desce, aumentando a pressão).

Vento
É o ar em movimento. O ar move-se horizontalmente (em superfície e em altitude) e também verticalmente, devido às diferenças de pressão em diversos locais da terra. Seu mecanismoestá expresso na primeira Lei da Circulação atmosférica, do holandês Buys Ballot, que diz "os ventos sempre sopram das áreas de alta pressão para as áreas de baixa pressão".

Força do Gradiente de Pressão (FGP)
O gradiente de pressão consiste na variação da pressão atmosférica segundo uma direção perpendicular às isóbaras e dirigido para os valores mais altos da pressão. Se, numa área extensa,a pressão atmosférica não variar, o gradiente de pressão é nulo nessa região.
A força de gradiente de pressão, resultante da variação horizontal da pressão atmosférica, tem uma direção também perpendicular às isóbaras, mas no sentido das baixas pressões. É esta força que impulsiona o ar a deslocar-se das altas para as baixas pressões.

Força de Coriolis
Assim, para um observador à superfícieda Terra, existe uma força que faz desviar o movimento do ar da sua trajetória inicial, encurvando-a. Esta força de inércia chama-se força de Coriolis. A intensidade desta força é proporcional à intensidade do vento e varia com a latitude; no equador é nula e nos pólos é máxima. No Hemisfério Norte o desvio do movimento do ar, resultante da atuação desta força, é para a direita e no Hemisfério Sulé para a esquerda.

Aceleração centrípeta
A aceleração centrípeta pode também ser considerada como uma força centrifuga, que opera radialmente para fora. Tal força é de igual grandeza, mas de sinal oposto à aceleração centrípeta. A grandeza da aceleração centrípeta é pequena, de modo que ela somente se torna importante onde os ventos em alta velocidade se movem em trajetórias muito curvas, comonum sistema de pressão intensamente baixa.
Força de Fricção
Ajuda a controlar a velocidade e a direção do movimento aéreo horizontal. A força de fricção se deve aos obstáculos que a superfície da Terra oferece ao movimento do ar. A força de fricção atua contra o vento e reduz sua velocidade. Isto também causa diminuição na força de Coriolis que é, em parte, dependente da velocidade, como foimencionado anteriormente.
Ciclone

Ciclone é um fenômeno atmosférico em que os ventos giram em sentido circular, tendo no centro uma área de baixa pressão. No hemisfério sul, o vento gira em sentido horário e no norte, no sentido anti-horário.
Os furacões são fenômenos climáticos (ciclones) caracterizados pela formação de um sistema de baixa-pressão. Formam-se, geralmente, em regiões...
tracking img