Pressao arterial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pressão arterial
A expressão pressão arterial (PA) refere-se à pressão exercida pelo sangue contra a superfície interna das artérias. A pressão arterial bem como a de todo o sistema circulatórioencontra-se normalmente um pouco acima da pressão atmosférica, sendo a diferença de pressões responsável por manter as artérias e demais vasos "inflados". Seu valor varia continuamente sendo vários osciclos que se superpõem a fim de se determinar o comportamento periódico global, sendo o ciclo associado aos batimentos cardíacos, contudo, o mais evidente e relevante.
Denomina-se ciclo cardíaco oconjunto de acontecimentos desde um batimento cardíaco até o próximo batimento.
No momento em que o coração ejeta seu conteúdo na aorta mediante contração do ventrículo esquerdo - encontrando-se aválvula mitral fechada e a válvula aórtica aberta - quando a compressão cardíaca é máxima há força máxima nas paredes arteriais e consequente pressão máxima no interior destas. A pressão sobe em virtude daoposição imposta pelos vasos secundários e ao fim pelos vasos capilares, vasos gradualmente mais finos, à circulação do sangue. Esta fase no ciclo cardíaco chama-se sístole, sendo a pressão nesteinstante então chamada de pressão arterial sistólica.
Imediatamente antes do próximo batimento cardíaco - com a válvula aortica fechada e a mitral aberta, com o ventrículo esquerdo terminando suaexpansão ao encher-se com o sangue a ser bombeado no próximo ciclo e com grande parte do sangue anteriormente bombeado na aorta já escoado através do vasos secundários - a compressão das artérias é mínima,registrando-se por tal a menor pressão arterial ao longo do ciclo cardíaco. Ressalta-se que esta pressão - nomeada pressão arterial diastólica em vista do correspondente ciclo cardíaco chamar-sediástole - embora a mínima ao longo do ciclo, ainda é consideravelmente superior à pressão presente do lado externo da aorta e de todo o sistema circulatório, sendo esta certamente maior do que a pressão...
tracking img