Press release

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
O comunicado de imprensa, ou press-release, é um comunicado feito por uma organização aos órgãos sociais, visando divulgar uma notícia ou acontecimento, cabendo aos jornalistas decidirem se vão ou não divulgar a notícia, tendo em conta o seu conteúdo, actualização e fácil interpretação.
Estes podem anunciar uma série de novidades: eventos agendados, promoções, prémios recebidos,notícias sobre produtos e serviços, novas parcerias importantes, entre outros. é uma ferramenta fundamental para o departamento de comunicação, para a divulgação da organização.
Deste modo, o comunicado de imprensa é uma forma de propaganda, úteis para qualquer serviço, visto que pode divulgar positivamente o nome da organização. Para que tal aconteça, é necessário ter em consideração todos ospontos, que serão mencionados no decorrer do trabalho.

2. Comunicado à Imprensa

A forma mais usada para entra em contacto com os órgãos de comunicação, é o comunicado de imprensa. Este tem como finalidade transmitir um facto, redigido em forma de notícia. O comunicado deve ser redigido em forma de notícia, com título, lead e corpo da notícia e de interesse geral, para que desta forma sejapublicada mais facilmente. Desta forma, o responsável por essa tarefa, deve possuir conhecimentos de jornalismo. Também este, tem de coordenar o interesse do jornal, desejando ter noticias com o interesse da empresa, sendo objectivo o quanto possível, a fim de não enfatizar alguns aspectos que só a empresa interessam.
3.1. Titulo

O titulo deve ser conciso e curto, tanto quanto possívelassemelhando ao de uma notícia de jornal, visando dar a conhecer o que se vai tratar nas linhas seguintes.
3.2. Lead

Este deve obedecer à regra de conteúdos dos elementos principais, quê; quem; onde; quando, assim como conter o nome da organização que enviou o press-release. Caso esta não possa ser mencionada no lead, deve constar nas linhas seguintes.

3.3. O corpo da notíciaEste deve ser preenchido com o desenvolvimento do lead, devendo ser simples e clara, com frases curtas no máximo vinte a vinte e cinco palavras, escolhendo sempre que possível as mais curtas e de uso corrente.
A importância dos assuntos, deve ser crescente, isto é os de maior importância, devem ser mencionadas, seguidamente os menos importantes. Desta forma se o redactor tiver necessidade de“cortar” o comunicado, por falta de espaço haverá a certeza de se ter conseguido divulgar o mais importante do conteúdo.
No corpo da notícia deve também estar bem identificado as fontes e deve terminar com os contactos mais directos da empresa que enviou, para caso seja necessária uma informação adicional.
3.4. Fotografias

O envio de um conjunto de fotografias deve vir mencionada no fimdo corpo da notícia, como um anexo. A fim de evitar confusão ou extravio, as fotografias devem levar no verso, a menção da sua origem, o número de referência do comunicado, onde vão incluídas o número de referência do ficheiro fotográfico, onde as copias e os arquivos foram arquivados. Deste modo, deve conter:

* Em fotos de pessoas «tipo passe» devem ser mencionadas:
* O nomecompleto;

* Os aspectos biográficos, mais salientes, como:
* Idade;
* Nacionalidade;
* Grau académico (engenheiro, advogado, médico, …)
* Grau de hierárquico e ocupação;
* Ocupação (politicas, desportiva, cientista…)

* Realizações recentes e antigas, dignas de menção;

* Nas fotos de pessoas em acção, devem figurar:
* Os nomes completos;* Aspectos biográficos mais salientes;
* O que está a fazer na fotografia (desde que isso não seja implícito);
* O local onde esta foi tirada;

* Nas fotos sobre qualquer outro assunto que não sejam pessoas, ou qualquer outra coisa:
* Do que se trata;
* Qual a função;
* Local onde se encontra;
* Quando foi inventado;
* Quem o inventou;...
tracking img