Presisio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Presidio Bangu 3

Gritos e gemidos ecoam pelo longo corredor. Viciado em crack, um preso bate com a cabeça contra as grades da cela em mais uma crise de abstinência. O comportamento agressivoirrita os companheiros de cela, que espancam o colega. Sem saber lidar com a situação, os agentes ignoram o homem que treme e sua pelo corpo inteiro. 
 
O relato é de uma mãe desesperada que, sempoder ajudar o filho, pede por tratamento. O detento, não comparece mais às visitas dos familiares, o que aumenta a preocupação da mãe e da mulher. Temem que ele morra à espera de cuidados. 
 Casos como esse chegam com frequência à Defensoria Pública do Rio, a quem as famílias dos presos usuários de crack recorrem em busca de ajuda. O coordenador do Nuspen (Núcleo do SistemaPenitenciário), diz que o perfil dos dependentes da droga é formado por homens negros de 18 a 26 anos, com baixa escolaridade e que cumprem pena por envolvimento com o tráfico de drogas. Por falta de tratamentoadequado, somente os presos emestado grave são atendidos no Centro de Dependência Química Roberto Medeiros, que funciona dentro do Complexo Penitenciário.
 
- Hoje, com a epidemia de crack nocárcere, é muito comum o preso ter crises de abstinência e outros problemas decorrentes do uso e da falta da droga. O preso é internado, recebe algum tipo de medicação e, depois disso, volta para celasem nenhum acompanhamento. Há casos de presos que assumem crimes cometidos por outros detentos para ganhar o crack como recompensa. 
 
Para "aliviar" crises, agentes fornecem drogas para presos Uma enfermeira da unidade, conta que, para "aliviar" a crise de abstinência dos usuários de crack e manter a ordem nas celas, agentes penitenciários fornecem a droga para os detentos em trocade dinheiro. 
 
- Os familiares também repassam a droga para o agente, que entrega ao preso. Os agentes lucram com isso e ainda aliviam o desespero dos viciados em crack. 

Fonte Jornal...
tracking img