Presidentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
De
História
(Presidentes)




Alunos: Bruna Lais, José Victor, Lucas Adelmo, Paulo Ricardo e Taynara Alves.

Série: 3° ano A




Manoel Deodoro da Fonseca (Marechal)

Biografia.

Deodoro da Fonseca (1827-1892) nasceu na cidade de Alagoas, hoje Deodoro, no Estado de Alagoas, no dia 5 de agosto de 1827. Era filho do militar Manuel Mendes da Fonseca e Rosa MariaPaulina da Fonseca. Em 1843 Deodoro inicia sua carreira militar no Colégio Militar no Rio de Janeiro, completando o curso de Artilharia em 1847. Em 1848 assume como tenente a Revolução Praieira em Pernambuco. Em 1856 foi promovido a Capitão e enviado ao Uruguai. Em 1868 recebeu o posto de Coronel, em 1874 foi promovido a Brigadeiro e em 1884 recebe a patente de Marechal. No ano de 1885 tornou-secomandante das armas da província do Rio Grande do Sul.
No dia 25 de fevereiro de 1891. Deodoro da Fonseca foi eleito pelo Congresso Nacional, para o cargo de presidente da República e Floriano Peixoto para o de vice-presidente. O governo republicano encontrou inúmeras dificuldades. O presidente enfrentou a oposição do Congresso Nacional, que propôs a Lei das Responsabilidades, com o objetivode restringir os poderes do Executivo Federal. Em conseqüência Deodoro dissolveu o Congresso e decretou estado de sítio em 3 de novembro de 1891.
O Exército e a Marinha protestaram. Os navios de Guerra comandados por Custódio de Melo ameaçavam bombardear o Rio de Janeiro caso Deodoro não renunciasse. Diante da iminência de uma guerra civil, Deodoro renunciou e entregou o poder aovice-presidente Floriano Peixoto. Deodoro da Fonseca morre no dia 23 de outubro de 1892 no Rio de Janeiro.
Deodoro da Fonseca foi o proclamador da República, Militar e primeiro Presidente do Brasil. No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, decretou a proclamação da República brasileira, o que resultou na queda do Governo Imperial. No dia seguinte à proclamação, organizou-se umGoverno Provisório chefiado pelo próprio Marechal Deodoro da Fonseca.
O primeiro Ministério da República foi formado e as primeiras medidas estabelecidas. Em 21 de dezembro de 1889, foi convocada a Assembléia Constituinte, que deveria elaborar a primeira Constituição da República brasileira e, em 24 de fevereiro de 1891, a primeira Constituição Republicana foi promulgada. O Marechal Deodoroda Fonseca foi escolhido para primeiro presidente do Brasil. O mandato de Deodoro terminou em 23 de novembro de 1891, com sua renúncia.


Período Presidencial.

O fim do Império levou ao banimento da família imperial para a Europa, ato somente revertido em 1922. A proclamação do governo provisório da República, em 15 de novembro de 1889, estabeleceu, entre outras transformações, aseparação entre a Igreja e o Estado. Com a instituição do casamento civil e da laicização dos cemitérios. Em 1890, foi criado o Código Penal brasileiro, reformado o Código Comercial e, em 1891, promulgada a primeira Constituição republicana do país, de inspiração liberal e próxima ao modelo norte americano. O sistema político brasileiro passou a se basear no presidencialismo, no federalismo e noregime de representatividade.
Definiram-se os três poderes de governo, Executivo, Legislativo e Judiciário, extinguindo-se conseqüentemente, as instituições do Império-Conselho de Estados, Poder Moderador e Senado vitalício. As leis iniciais da República regulamentaram, ainda, o uso dos símbolos nacionais – hino, bandeira, armas e selos -, bem como as datas nacionais, que incluíram o 14 dejulho, em uma referencia à data francesa e ao espírito republicano revolucionário.A política econômica, tendo à frente o ministro da Fazenda Rui Barbosa, foi marcada pelo “encilhamento”, que se caracterizou pelo incentivo à emissão de moeda por alguns bancos e à criação de sociedades anônimas, resultando em forte especulação financeira e na falência de bancos e empresas. A formação de um novo...
tracking img