PRESIDENTES NA DITADURA MILITAR

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
No período de 1964 a 1985, os militares estavam à frente do governo no Brasil. A Ditadura Militar foi um período difícil e marcado por muitas restrições ao povo brasileiro, apavorando a sociedade por meio do impedimento de direitos e uso em excesso de violência.
Na política, o Regime Militar privou a participação dos cidadãos. Naquele tempo, o governo aprovou apenas dois partidospolíticos: a Aliança Renovadora Nacional (ARENA), e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Os partidos aliados ao comunismo e socialismo foram vetados, pois eram considerados ameaças para a segurança do país. Tal proibição teve influência do meio político internacional, que foi frisado pela Guerra Fria. Nessa época existia uma forte antinomia entre os países socialistas e capitalistas. OsEstados Unidos, país capitalista, agia politicamente para que as nações da América não fossem governadas por partidos socialistas e capitalistas e de tal forma, foi a favor do regime militar brasileiro.
Quando o regime militar ganhou poder, os compostos de comunistas e socialistas foram desarticulados pelos militares. Em resposta, alguns dos integrantes desses grupos decidiram pegar em armas para lutarcontra o os militares, dando início às chamadas guerrilhas, o que acabou gerando vários confrontos: o uso da tortura como maneira de intimidar os que lutavam contra o regime militar ou a execução de atentados contra as instituições militares que defendiam o governo.
No aspecto econômico, o Brasil passou por inúmeras situações. No começo do regime militar a inflação e a infelicidade socialdominavam toda a nação. Para tentar superar esse fato, os militares abriram a economia para o capital estrangeiro, buscaram financiamento no exterior e realizaram grandes obras. A partir desses fatores, iniciou-se o chamado “Milagre Econômico”, no qual o país teve grande índices de desenvolvimento na economia.
Porém, na segunda metade da década de 1970, o aumento do preço dos combustíveis no mercadointernacional fez com que os países estrangeiros deixassem de investir muito no Brasil. Isso acabou gerando uma situação de grave crise econômica, o custo de vida aumentou e os salários não tiveram alterações. De tal modo, o fim do regime militar foi marcado por uma situação econômica precária para a maioria da população brasileira.

Governo de Castelo Branco (1964-1967)
Nascido em 20 de setembrode 1897 e falecido em 18 de julho de 1967, líder militar e político, Humberto de Alencar Castelo Branco juntou-se ao Exército Brasileiro em 1918. Estudante da Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, em 1921, juntou-se ao 12º Regimento de Infantaria, em Belo Horizonte. Em 1938 foi promovido a capitão.
Durante a Segunda Guerra Mundial, foi coronel da Força Expedicionária Brasileira, quelutou na Itália contra a Alemanha. Castelo Branco, posteriormente, escreveu um grande número de estudos acadêmicos e tratados sobre a condução da guerra. Em 1963 foi nomeado Chefe do Estado Maior do Exército pelo presidente João Goulart.
Através do primeiro Ato Institucional os militares o elegem presidente por dois anos. Em 15 de abril de 1964 fez juramento de posse. Foi o segundo marechalbrasileiro a se tornar presidente da nação através de um golpe de Estado. O AI-1, que servia como decreto para legitimar o regime autoritário da Ditadura, também permitia a cassação de mandato de deputados e a suspensão dos direitos políticos de qualquer cidadão por 10 anos, elevando a supremacia do Poder Executivo.
Castelo tinha uma difícil tarefa a enfrentar durante seu mandato. O país estava afundandopor uma crise econômica. Não crescia, não produzia, e não recebia mais investimentos externos. As principais metas a serem adotadas, portanto, eram as de reversão do quadro econômico no qual o Brasil se inseriu naquele momento. Era preciso conter a inflação, retomar o crescimento e melhorar a imagem do país internacionalmente, de modo a atrair investimentos.
Foi criado o PAEG - Programa de...
tracking img