Presidentes do brasil e o seu governo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LISTA DOS PRESIDENTES DO BRASIL POR MANDATO:

DEODORO DA FONSECA=
Inicio do mandato: 15/11/1889
Fim do Mandato: 23/11/1891
Vice: Floriano Peixoto
Partido Militar.
O Governo Deodoro foi marcado pelo esforço da implantação de um regime de Estado Republicano, mas foi caracterizado, entretanto, por grande instabilidade política e também econômica, devido às tentativas de centralização dopoder, da movimentação de opositores da queda do Império, e por parte de outros setores das Forças Armadas, descontentes com a situação política republicana. A crise teve seu ápice no fechamento do "Congresso Nacional do Brasil", o que mais tarde acabou levando à renúncia de Deodoro da Fonseca.


FLORIANO PEIXOTO=
Inicio do mandato: 23/11/1891
Fim do Mandato: 15/11/1894
Vice: nenhum
PatidoMilitar
Seu governo teve grande oposição de setores conservadores, como a publicação do Manifesto dos 13 generais. A alcunha de "Marechal de Ferro" devia-se à sua atuação enérgica e ditatorial, pois agiu com determinação ao debelar as sucessivas rebeliões que marcaram os primeiros anos da república do Brasil. Recebeu também o título de "Consolidador da República".Em seu governo determinou areabertura do Congresso e, entre outras medidas econômicas em decorrência dos efeitos causados pela crise financeira gerada pelo estouro da bolha financeira do Encilhamento, o controle sobre o preço dos gêneros alimentícios de primeira necessidade e os aluguéis.

PRUDENTE DE MORAIS=
Inicio do mandato: 15/11/1894
Fim do Mandato: 15/11/1898
Vice: Manuel Vitorino
Partido Republicano FederalPrudente de Morais dedicou todos os seus esforços à pacificação das facções, que tinham em seus extremos os defensores do governo forte de Floriano e os partidários da monarquia. Durante seu governo, abandonou uma a uma as medidas inovadoras de Floriano Peixoto. Essa cautela de Prudente foi necessária, já que os florianistas ainda tinham uma certa força, principalmente no Exército. Além disso, ovice-presidente estava ligado às ideias de Floriano. Prudente de Morais imprime uma direção ao governo que atende mais aos cafeicultores e afasta os militares da política.
No início do seu governo consegue pacificar a Revolução Federalista no Rio Grande do Sul, assinando a paz com os rebeldes, que receberam anistia.
Em 1896, enfrentou a questão diplomática envolvendo os ingleses, que acharam porbem tomar posse da Ilha da Trindade em 1895, e a revolta da Escola Militar. Fez então valer sua autoridade: fechou a escola e o clube militar. A questão diplomática foi resolvida favoravelmente ao Brasil.
Prudente de Morais restabeleceu as relações com Portugal e assinou o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação com o Japão, em novembro de 1895, com o objetivo de incitar a vinda de imigrantesjaponeses.
Mas pouco tempo depois enfrentaria um movimento rebelde ainda maior: a Guerra de Canudos, no sertão baiano.

CAMPOS SALES=
Inicio do Mandat: 15/11/1898
Fim do Mandato: 15/11/1902
Vice: Rosa e Silva
Partido Republicano Paulista
Tentou a resolução do problema da dívida externa:com um acordo com ingleses suspendeu-se por 13 anos o pagamento da dívida externa existente; o valor dosjuros e das prestações não pagas se somariam à existente; a dívida começaria a ser paga em 1911, com o prazo de 63 anos com juros de 5% ao ano.
Fez o Saneamento financeiro:Combateu a inflação, não emitindo mais dinheiro e retirando uma parte de circulação. Depois combateu os déficits orçamentários, reduzindo a despesa e aumentando a receita.
Desenvolveu a chamada política dos governadores,através da qual afastou os militares da política e estabeleceu a República Oligárquica.
Dedicou-se à valorização da moeda, elevando o câmbio de uma taxa de 48 mil-réis por libra para 14 mil-réis por libra.
Além da renogociação da divida externa, campos Sales combateu a inflação e a desvalorização da moeda, não emitindo mais retirando grande parte de circulação. Outras atitudes que fizeram parte do...
tracking img