Presidencialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Passo 2: Ao entender as reais diferenças entre os regimes, responda à seguinte pergunta:
1.Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debatesprévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.

* No nosso atual regime o PRESIDENCIALISMO, baseia-se na harmonia de três poderes, o Executivo, o Legislativoe o Judiciário, exercidos pelo presidente da Republica, pelo Parlamento ( Congresso Nacional) e pelo Supremo Tribunal ou Corte Suprema.
* Toda concepção do presidencialismo baseia-se na harmoniados três poderes, . Nenhum poderá se impor- se ao outro ou tentar superar os demais. Para manter esse equilíbrio, há um sistema de freios e contrapesos pelo qual um poder controla o outro e cada umdepende dos outros dois.
* É o Parlamento (legislativo) que aprova os projetos de lei, assim como o orçamento que fixa as despesas. E assim, controla o Executivo e o Judiciário. Mas o presidenteda Republica pode vetar o que foi aprovado pelo Congresso.
* É o presidente da Republica (Executivo) que escolhe os nomes dos membros do Supremo Tribunal, controlando o judiciário. Mas oLegislativo deve aprovar esses nomes, controlando o Executivo e o judiciário. O judiciário é que julga a aplicação das leis, podendo ate mesmo suspender sua execução. Assim freando o Legislativo e o Executivo.* No presidencialismo, o chefe de Estado ( simboliza a Nacao) e o chefe de governo ( que dirige a administração) são a mesma pessoa. O presidente da Republica é chefe de Estado e chefe de governo.* No presidencialismo, o presidente e os parlamentares são escolhidos por um período de tempo fixo e determinado, geralmente quatro ou cinco anos. Sendo que o Legislativo pode ser exercidoapenas pela Câmara dos Deputados ( sistema unicameral ) ou por duas casas, a Câmara e o Senado ( sistema bicameral ).
*
* PARLAMENTARISMO
* No parlamentarismo, todo o poder concentra-se no...
tracking img