Presidencialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

1. Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seuscomentários.

Em primeiro lugar, pude identificar em que no Presidencialismo, o chefe de Estado e chefe de Governo é a mesma pessoa, sendo neste caso o Presidente da República, onde nesse regime há trêspoderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, e que também toda a concepção do presidencialismo baseia-se na harmonia desses três poderes, ou seja, nenhum pode impor-se ao outro ou tentarsuperar os demais. Para tanto, há um sistema de freios e contrapesos pelo qual um poder controla o outro e cada um depende dos outros dois.
E já no Parlamentarismo, identifiquei em que todo o poderconcentra-se no Parlamento, que é, de fato, o único poder, ou seja, se o governo executivo discordar do Parlamento, a maioria dos deputados dissolve esse governo. Nesse regime, distingue-se o chefe deEstado do chefe de Governo, ou seja, o chefe de Estado apenas simboliza a Nação, já o chefe do governo é quem governa e administra.
Quanto á pergunta acima, numa visão crítica suponho em que tantoo Presidencialismo quanto o Parlamentarismo dariam no mesmo, pois os dois são baseados na negociação, no acordo, no diálogo. Algumas diferenças seriam em que no modelo presidencialista, este produzum gabinete personificado no presidente, com prazo de validade definido, ou seja, acontece o que acontecer, o mandato é aquele, apenas depois de quatro anos em que a sociedade vai discutir novamente aquem será passado o bastão. O modelo parlamentarista talvez levasse vantagem com a troca do gabinete, caso perdesse a confiança da maioria, só que o regime parlamentar necessita ainda de maisnegociação, porque enquanto nossos políticos só pensarem no seu bolso e nas suas mordomias, não há modelo democrático que melhore a vida do povo.
Qualquer destes sistemas só tende a dar certo em...
tracking img