Presidencialismo e parlamentarismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Presidencialismo e parlamentarismo

O presidencialismo e um produto norte americano, onde temos a figura do presidente da republica, o qual exerce a função de chefe de estado e chefe governo, e éuma figura eleita pelo povo através de eleições, ou seja, o povo escolhe quem ira governa-los, porem o regime presidencialista pode apresentar distorção quando o presidente eleito, agindo contrario ademocracia passa a ser um governo discricionário, arbitrário impede que o povo eleja um novo sucessor, e perpetua o governo a seus próprios indicados, sendo essa atitude classificada como ditadura.
Opresidente da republica não tem vitaliciedade, (ao contrario do governo monarquista), ou seja, ele tem seu tempo de estadia no cargo pré-determinado, podendo ser ou não reeleito de acordo com seudesempenho durante o tempo de governo e satisfação do povo com o mesmo, o qual tem o poder de reelegê-lo durante mais um determinado período.
Já o parlamentarismo, (produto Europeu), surgiu dacircunstancia de um soberano em regime monárquico, que assumia o poder de governar um povo, mas não falava a língua do mesmo e não comparecia ao parlamento. Surgiu então o Primeiro Ministro, representantedireto do Rei, Imperador, ou qualquer outra figura Monarca, onde no sistema de governo monárquico (onde o governo é de um só), em um sistema de governo democrático, o chefe de estado e chefe de governo é oPrimeiro Ministro.
No Parlamentarismo, o ministério faz parte do governo e é chefiado pelo primeiro ministro, cuja escolha deve ter a aprovação do parlamento enquanto que no presidencialismo oministério atua apenas na função de auxiliar o presidente, sendo este quem estabelece a decisão final a ser tomada pelo ministério.

Conclusão Pessoal:
Ambos o governos tem seus prós e contras. Talvez amonarquia funcione bem nos países europeus já por uma questão de disciplina dos povos, de aceitação do mesmo, onde as pessoas que estão submissas a esse governo estão atentas aos fatos que...
tracking img