Preservaçao do rio pardo gestao de recursos hidricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL

OSMAR VIANA ANDRADE

POLUIÇÃO DO RIO PARDO

Pré-Projeto de TCC do curso de Gestão Ambiental da Universidade Norte do Paraná

Rio Pardo de Minas
2009

OSMAR VIANA ANDRADE

POLUIÇÃO DO RIO PARDO

1- INTRODUÇÃO

A água é de fundamental importância para a manutenção da vida na terra, porém por muito tempo o homem acreditou queo grande volume de água no mundo era capaz de anular os dejetos humanos lançados nela, por isso usou de forma incontrolada esse precioso recurso. Como nos últimos tempos as cidades vêm sofrendo com o abastecimento de água de boa qualidade e muitas pessoas tem que beber água contaminada, a preocupação com a qualidade da água surgiu. A água do planeta está doente e em alguns pontos totalmenteapodrecidas, fato que acaba por adoecer os seres vivos, porque todos nós dependemos dela para sobreviver. A contaminação da água é originada principalmente das cidades devido ao esgoto e ao lixo, das indústrias através de produtos químicos e do campo pelos agrotóxicos e ainda de acidentes envolvendo combustíveis fósseis. “As águas estão sendo modificadas quanto a sua natureza, pelo descuido do homem,que gera águas contaminadas e poluídas por fatores demonstrativos da falta de educação caseira, formal e acadêmica”.
Disponível em:
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./agua/doce/index.html&conteudo=./agua/doce/artigos/terra.html. Acesso em 25 de novembro de 2009.
Há pessoas que acabam lançando dejetos na água por falta de instrução outros por falta de responsabilidade sócioambiental. As detentoras de maior poder aquisitivo são as que mais poluem porque acham ser a forma mais fácil de se livrar dos incômodos dejetos.

2- JUSTIFICATIVA

O presente trabalho se justifica porque as águas são de fundamental importância para a vida no planeta e o Brasil apesar de possuir um dos maiores potenciais hídricos do mundo ainda se vê envolvido com problemas de abastecimentosnos grandes centros urbanos em virtude do mau uso deste que é o mais nobre dos líquidos. Vale dizer ainda que a má qualidade das águas não está restrita apenas aos grandes centros, em pequenas cidades do interior do país o problema também se agrava paulatinamente em virtude do seu mau uso, degradação das nascentes e poluentes nelas lançados.

3- REFERENCIAL TEÓRICO

3.1. Contaminação poragrotóxicos

O Brasil é um dos maiores produtores de grão do mundo e acompanhado a esta grande produção está quase sempre a aplicação dos agrotóxicos, pois acredita-se que a grande produção está sempre acompanhada a esta prática. Além destes produtos contaminarem os grãos produzidos há um risco ainda maior, ou seja, a água que ingerimos. O convívio com agrotóxicos está incluído na rotina diária dapopulação rural e da população urbana, que consome muitas vezes, inconscientemente alimentos e água com os resíduos destes produtos. (MEDEIROS, 1988). Segundo ALMEIDA e RIGOLIN (2006 p. 120) “As principais fontes poluidoras da água, conseqüência desses fatores são: o lixo sólido, seus resíduos, os agrotóxicos em geral, os esgotos sem tratamento e os resíduos das mineradoras”. Outro grave problema dopais é a legislação que nem sempre atua para coibir esta espécie de prática e pelo fato de se utilizar estes defensivos agrícolas em alta escala há sempre o perigo iminente de se ingerir estes venenos. O Brasil se tornou o terceiro consumidor mundial de agrotóxicos, sobre uma estrutura institucional precaríssima, em termos de legislação, pesquisa, fiscalização, comercialização, formação, éticaprofissional e extensão rural. (PASCHOAL, 1983).

3.2. Contaminação por resíduos industriais

Outro setor que proporciona um grande volume de poluentes hídricos no Brasil é o das indústrias que no ímpeto de produzir sempre e cada vez mais acaba que de forma incontrolada lançando aqueles resíduos nas águas e, por conseguinte envenenando-as e matando a fauna e a flora aquática. Vale salientar...
tracking img