Presenteismo e absenteismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Presenteísmo e Absenteísmo |
Um problema ainda pouco conhecido nas organizações |
|


Presenteísmo e Absenteísmo são problemas que tem solução ! |

São palavras cada vez mais presentes nas organizações. Todo gestor sabe que a saúde , a motivação e a capacitação de seus empregados são fatores do sucesso econômico das empresas .Entretanto, doenças que causam a incapacidade temporária doempregado podem gerar prejuízos que afetam a produção e o lucro da empresa.
Presenteísmo: Significa estar sempre presente no seu local de trabalho, porém doente.Estas vítimas não faltam, mas apresentam sintomas como dores (cabeça , nas costas), irritação, alergias, etc. Com isto , há queda na produtividade e prejuízos para a empresa.
Um estudo realizado nos EUA, mostrou que as empresasamericanas chegam a perder 150 bilhões de dólares/ano devido à presença de funcionários doentes apresentando falta de rendimento nas suas atividades. No Brasil estima-se que esta cifra pode chegar a 3% do PIB, ou seja 42 bilhões de reais/ano.

Entre os sintomas mais comuns do presenteísmo estão : dores musculares, cansaço, ansiedade, angústia, irritação, depressão, insônia e distúrbios gástricos.Entretanto , o grande gerador de presenteísmo é o stress. De acordo com pesquisas internacionais , os oito países mais stressados do mundo em ordem decrescente , são : Japão, Brasil, China, EUA, Israel, Alemanha , França e Hong Kong. No Brasil, segundo o mesmo instituto , 3 em cada 10 brasileiros apresentam problemas de saúde devido ao stress no trabalho.
Estes números tem gerado nas empresas umanova visão , sendo que algumas delas já apresentam projetos direcionados para a manutenção da saúde de seus funcionários . Isto inclui: reeducação postural global (RPG), massagens, drenagem linfática, ioga , meditação, ginástica laboral, alimentação balanceada, check ups periódicos , palestras motivacionais, etc. Porém menos de 5% das empresas oferecem estes tipos de programas.
A grande maioriadas empresas não possuem programas específicos de qualidade de vida para oferecerem a seus funcionários . Entretanto, tende a aumentar a preocupação da empresa com a prevenção e controle de doenças, diminuindo o us da assistência médica .
De forma resumida , o importante é não ficar doente , principalmente se o empregado é do tipo motivado e que veste a camisa da empresa. Se a mesma não apresentanenhum programa visando uma melhoria da qualidade de vida de seus empregados, cabe exclusivamente a eles buscarem atividades que diminuam o stress, tanto pessoal como no ambiente de trabalho.
Mudança de emprego, melhoria do clima interno da empresa, mudança de função, atividades físicas, férias, desenvolvimento de um hobby e trabalho voluntário são algumas sugestões para se viver menos doente emais feliz.

Prevenção mútua :
Com base na extensa lista de doenças e problemas causados pelo presenteísmo, a necessidade de preveni-lo torna-se indispensável. Evitar, contudo, é uma tarefa qua cabe tanto ao funcionário quanto à empresa.
“ O colaborador deve estar atento à saúde física e psíquica , identificando possíveis problemas que possam atrapalhar seu desempenho”, o fato de perceber oque acontece consigo já é , de certa forma, uma maneira de resolver o problema.
Sugere-se uma lista de afazeres para coibir o presenteísmo. Dentre eles, delegar as atividades e aprender a dizer “não”- alternativas que nem todos conseguem adotar.Porém , fazer pausas curtas para descansar, aprender técnicas de relaxamento psico-somático, como yoga , e priorizar a qualidade de vida são dicas quepodem ser executadas pela maioria das pessoas.

Causas e agravantes :
Este tipo de stress se mostra quando a pessoa é exposta a uma carga horária de trabalho alta e tensão excessiva .A pressão por resultados e melhora do desempenho está aumentando de forma significativa a cada dia devido a um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo. O resultado disso são rotinas turbulentas e...
tracking img