Presentation transcript

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de fisica — Presentation Transcript
1. Trabalho da Força eletrica
2. Conceito :Consideramos a existência de um campo elétrico criado por uma carga fixa Q. Se num ponto qualquer desse campo abandonarmos uma carga de prova q, atuará sobre ela uma força da de natureza elétrica , que tende a deslocá-la, espontaneamente, na sua direção e no seu sentido.
3. A força elétrica , ao deslocara carga q no sentido da força, realiza um trabalho motor( > 0). Se, no entanto, quisermos aproximar da carga fixa Q uma carga de prova q de mesmo sinal, ou afastar uma de sinal contrário, teremos de realizar um trabalho contra as forças de campo, para colocar a carga de prova q numa posição não natural.
4. Dizemos, então, que a força elétrica realiza um trabalho resistente (< 0) pois ela écontrária, ao sentido do deslocamento. Nessas condições, a carga q armazena o trabalho sob a forma de energia potencial, podendo restituí-lo no deslocamento inverso, espontaneamente. Essa é uma característica dos campos conservativos.
5. A força elétrica é uma força conservativa, pois todo trabalho executado para vencê-la não é perdido, ficando armazenado sob a forma de energia.
6. Expressão dotrabalho da força elétrica Consideramos um campo elétrico criado por uma carga fixa Q, e uma carga de prova q se deslocam de uma ponto A para um ponto B devido a ação da força elétrica.
7. Exemplos :Consideramos o campo elétrico criado pela carga puntiforme Determine o trabalho realizado pela força elétrica para deslocar uma carga
9. Corrente Elétrica
10. Conceito:A corrente elétricaconsiste no movimento ordenado de cargas elétricas, através de um condutor elétrico. A corrente elétrica é definida como corrente elétrica real (sentido do movimento dos elétrons) e corrente elétrica convencional (consiste no movimento de cargas positivas). Condutor é todo material que permite a mobilidade fácil dos elétrons, sendo os melhores condutores os metais. Quando o material não permite essamobilidade dos elétrons , ele é dito isolante, por exemplo madeira. Há dois tipos de corrente elétrica: corrente contínua - gerada por pilhas e baterias e corrente alternada - gerada por usinas que transformam qualquer tipo de energia em elétrica, a qual chega até nossas casas. A corrente elétrica que circula através dos resistores, pode transformar energia elétrica em energia térmica, sob efeitojoule.A passagem da corrente elétrica através dos condutores acarreta diferentes efeitos, dependendo da natureza do condutor e da intensidade da corrente. É comum dizer-se que a corrente elétrica tem cinco efeitos principais: fisiológico, térmico (ou Joule), químico, magnético e luminoso.
11. Efeito Fisiológigo :corresponde à passagem da corrente elétrica por organismos vivos. A corrente elétricaage diretamente no sistema nervoso, provocando contrações musculares; quando isso ocorre, dizemos que houve um choque elétrico.
12. Efeito Térmico O efeito térmico, também conhecido como efeito Joule, é causado pelo choque dos elétrons livres contra os átomos dos condutores. Ao receberem energia, os átomos vibram mais intensamente. Quando maior for a vibração dos átomos, maior será a temperaturado condutor. Nessas condições observa-se, externamente, o aquecimento do condutor. Esse efeito é muito aplicado nos aquecedores em geral, como o chuveiro.
13. Efeito Quimico O efeito químico corresponde a certas reações químicas que ocorrem quando a corrente elétrica atravessa as soluções eletrolíticas. É muito aplicado, por exemplo, no recobrimento de matais (niquelação, cromação, prateação,etc)
14. Efeito EletromagnéticoO efeito magnético é aquele que se manifesta pela criação de um campo magnético na região em torno da corrente. A existência de um campo magnético em determinada região pode ser constatada com o uso de uma bússola: ocorrerá desvio de direção da agulha magnética. Este é o efeito mais importante da corrente elétrica, constituindo a base do funcionamento dos motores,...
tracking img