preparçao do brometo de terc-butila

1002 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE QUÍMICA
QUIMÍCA ORGÂNICA EXPERIMENTAL II

RELATÓRIO
PREPARAÇÃO DO BROMETO DE TERC-BUTILA

Maio de 2014
Sobral – CE
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO...........................................................................1

2. OBJETIVO................................................................................2

3. METODOLOGIA........................................................................2
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES..................................................3

5. CONCLUSÕES.............................................................................4 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................4

1-INTRODUÇÃO Entre os “blocos de construção” utilizados como materiais de partida para preparar novas substâncias, os alcoóis e os haletos de alquila são especialmente valiosos. Isso se deve ao fato dos halogenetos de alquila serem muito reativos e a partir deles pode-se obter praticamente todas as outras funções orgânicas. Isto os torna importantíssimos nas sínteses orgânicas. 1Os haletos de alquila são eletrófilos devido a ligação carbono-halogênio ser polar e que o átomo de carbono é deficiente em elétrons. Assim, eles podem reagir com o nucleófilo/base, de duas maneiras: por meio da substituição do grupo X por um nucleófilo, ou pela a eliminação de HX para formar um alceno. 2 Uma representação básica para a formação de haletos de alquila a partir de um álcool qualquer seria:
ROH + HX  RX + H2O (X = Cl, Br, I)
O cloreto de tionila reage com álcool para resultar em cloretos de alquila subproduto inorgânicos da reação, dióxido de enxofre e cloreto de hidrogênio, é gases a temperatura ambiente e são facilmente removidos, tornando fácil isolar o cloreto de alquila.
ROH + SOCl2→ RCl + SO2 + HCl
Como os alcoóis terciários são convertidos tão prontamente

Relacionados