Preparo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS
Gerência de Química e Meio Ambiente
Ensino Médio de Integrado em Química
Jaísse Valente Cruz

MECANISMO DA CORROSÃO ELETROQUÍMICA E AÇÃO DE INIBIDORES

Prof.°: ROMILDO RAYME

MANAUS - AM
2012
1. INTRODUÇÃO

O termo “corrosão” é pode ser definido como a reação do metal com os elementos de seu meio, na qual o metal éconvertido a um estado não metálico. Quando isto ocorre, o metal perde suas qualidades essenciais, tais como resistência mecânica, elasticidade, e ductiabilidade e o produto da corrosão formado é extremamente pobre em termo destas propriedades. Todos os metais na natureza, exceto ouro, platina,prata mercúrio e cobre, existem no estado combinado, ou seja, na forma de minerais (ou minério) que étermodinamicamente mais estável. A transformação do minério para um metal é realizado por processos que envolvem a introdução de energia, usualmente na forma de calor. Esta matéria é armazenada no metal, e ë perdida ou liberada quando é corroído. A quantidade de energia requerida para converter minérios em metais varia de metal para metal. Ela é relativamente alta para metais como magnésio e alumínio ebaixa para metais como ouro e prata.
De um modo geral, a corrosão é um processo resultante da ação do meio sobre um determinado material, causando sua deterioração. A primeira associação que se faz é com a ferrugem, a camada de cor marrom-avermelhada que se forma em superfícies metálicas. Apesar da estreita relação com os metais, esse fenômeno ocorre em outros materiais, como concreto e polímerosorgânicos, entre outros. Sem que se perceba, processos corrosivos estão presentes direta ou indiretamente no nosso cotidiano, pois podem ocorrer em grades, automóveis, eletrodomésticos e instalações industriais.
Do ponto de vista econômico, os prejuízos causados atingem custos extremamente altos, resultando em consideráveis desperdícios de investimento; isto sem falar dos acidentes e perdas devidas humanas provocados por contaminações, poluição e falta de segurança dos equipamentos. Estima-se que uma parcela superior a 30% do aço produzido no mundo seja usada para reposição de peças e partes de equipamentos e instalações deterioradas pela corrosão.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 Corrosão

 A corrosão é, em geral, um processo espontâneo, e, não fora o emprego de mecanismosprotetores, ter-se-ia a destruição completa dos materiais metálicos, já que os processos de corrosão são reações químicas e eletroquímicas que se passam na superfície do metal e obedecem a princípios bem estabelecidos. O fato de a corrosão ser, geralmente, uma reação de superfície faz supor que ela pode ser controlada pelas propriedades do produto de corrosão. O composto metálico formado pode agir como umabarreira entre o meio corrosivo e o metal, diminuindo, assim, a velocidade de corrosão do metal (GENTIL,1987).

2.2 Reação de redox

Há, no entanto, reações nos quais há mudança no estado de oxidação, acompanhados por troca de elétrons entre os regentes. Elas são denominadas reações de óxido-redução ou, abreviando, reação redox (VOGEL, 1981).
São reações em que há variação de número deoxidação e, em alguns casos, perda e ganho de elétrons. O fenômeno de oxi-redução é simultâneo, isto é, sempre que há oxidação (perda de elétrons) há também redução (ganho de elétrons), por exemplo, o ferro quando é atacado pelo ácido clorídrico desprende hidrogênio (GENTIL, 1996).
Historicamente falando, o termo oxidação era aplicado a processos onde o oxigênio era aceito por uma substância. Por suavez, a redução era considerada um processo no qual o oxigênio era removido de um composto. Mais tarde, a aceitação do hidrogênio também foi chamada de redução e assim a perda de hidrogênio teve de ser denominada oxidação. Prosseguindo, outras reações, nas quais o oxigênio e o hidrogênio não eram envolvidos, tiveram de ser classificadas como oxidação ou redução ate que uma definição mais ampla de...
tracking img