Preparo e padronização de solução

Páginas: 8 (1808 palavras) Publicado: 14 de junho de 2011
1 INTRODUÇÃO

A solubilidade de uma substância num determinado solvente é controlada principalmente pela natureza do próprio solvente e do soluto, mas também pela temperatura e pressão. Uma solução é formada quando uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias formam uma única fase. O componente presente em maior quantidade é chamado solvente e os outros componentes são denominados solutos.As propriedades das soluções, por exemplo, a cor ou o sabor depende de sua concentração. Em química, a quantidade de soluto dissolvido numa unidade de volume ou de massa da solução ou do solvente se denomina concentração. A concentração é expressa, comumente, em mol do soluto por litro da solução; esta concentração é a molaridade da solução.
Neste experimento procedemos ao preparo epadronização de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 N. A padronização foi feita por titulação* com uma solução padrão de biftalato de potássio (C8H5KO4) * utilizando como indicador a fenolftaleína.
*Titulação é o processo de adição de quantidades discretas de um dos reagentes, geralmente com o auxílio de uma bureta, no meio reacional para quantificar alguma propriedade. Quando se pretende encontraruma concentração, a titulação é um procedimento analítico e, geralmente, são feitas medidas de volume, caracterizando as titulações volumétricas; mas, em alguns casos, pode-se monitorar a variação gradual de outra grandeza, como a massa, caso das titulações gravimétricas, ou a absorção da luz, como nas titulações espectrofotométricas.
Padrão primário é um composto com pureza suficiente parapermitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição até um volume definido de solução. A solução que se obtém é uma solução padrão primário.
As soluções padrões são preparadas pesando-se a quantidade de substância apropriada numa balança analítica, dissolve-se um pouco com o solvente apropriado e transfere-se com o auxílio de umfunil, à solução para um balão volumétrico de capacidade adequada, tendo o cuidado de não perder a solução. O funil deve ser lavado algumas vezes com um jato do solvente e transferindo-se para o balão.
Agita-se a mistura e completa-se o volume até o traço de referência e finalmente homogeneizar.
O biftalato (C8H5KO4) é normalmente utilizado na normalização de NaOH como sendo um padrãoprimário. Ele é diluído em água fervida e resfriado à temperatura ambiente (eliminação de CO2 dissolvido). A água funciona como solvente do biftalato, e a quantidade de água adicionada dependem de dois fatores: deverá ser o suficiente para dissolver o biftalato e baixa o suficiente para que se possa ver a mudança de cor do indicador utilizado. No caso de titulação potenciométrica (com uso de eletrodos),recomenda-se não diluir muito, pois assim perde-se sensibilidade do aparelho. Outras forças existentes em solução também poderão ser fator de alteração da titulação (o equilíbrio ácido-base do indicador), caso seja adicionado muita água. Vale lembrar que a água irá diluir igualmente o titulante e o titulado e, portanto, não deverá influenciar na própria titulação. A fenolftaleína é um coranteorgânico sólido, branco, insolúvel em água, mas solúvel em álcool etílico, originando uma solução incolor.
Em análise química é necessário preparar soluções de concentração exatamente conhecida, isto é soluções padrões. Essas soluções requerem, muitas vezes, que se faça uma análise titulométrica para se determinar à quantidade exata do soluto presente no volume da solução. Este procedimento chama-sepadronização da solução.
O processo de adição da solução padrão até que a reação esteja completa é chamado de titulação e a substância a ser determinada de titulada. O ponto final da titulação chama-se ponto de equivalência. Este final deve ser identificado por alguma mudança, produzida pela própria substância padrão, por exemplo, KMnO4 ou pela adição de um reagente auxiliar conhecido como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório preparo e padronização de uma solução
  • Preparo e padronização de uma solução de NaOH
  • Preparo e padronização da solução de NaOH
  • PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE NaOH
  • Preparo e padronização de solução NaOH
  • PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE NaOH
  • Preparo e Padronização de Solução de HCl
  • Preparo de solução e padronização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!