Preparo e padronização de solução

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A solubilidade de uma substância num determinado solvente é controlada principalmente pela natureza do próprio solvente e do soluto, mas também pela temperatura e pressão. Uma solução é formada quando uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias formam uma única fase. O componente presente em maior quantidade é chamado solvente e os outros componentes são denominados solutos.As propriedades das soluções, por exemplo, a cor ou o sabor depende de sua concentração. Em química, a quantidade de soluto dissolvido numa unidade de volume ou de massa da solução ou do solvente se denomina concentração. A concentração é expressa, comumente, em mol do soluto por litro da solução; esta concentração é a molaridade da solução.
Neste experimento procedemos ao preparo epadronização de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 N. A padronização foi feita por titulação* com uma solução padrão de biftalato de potássio (C8H5KO4) * utilizando como indicador a fenolftaleína.
*Titulação é o processo de adição de quantidades discretas de um dos reagentes, geralmente com o auxílio de uma bureta, no meio reacional para quantificar alguma propriedade. Quando se pretende encontraruma concentração, a titulação é um procedimento analítico e, geralmente, são feitas medidas de volume, caracterizando as titulações volumétricas; mas, em alguns casos, pode-se monitorar a variação gradual de outra grandeza, como a massa, caso das titulações gravimétricas, ou a absorção da luz, como nas titulações espectrofotométricas.
Padrão primário é um composto com pureza suficiente parapermitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição até um volume definido de solução. A solução que se obtém é uma solução padrão primário.
As soluções padrões são preparadas pesando-se a quantidade de substância apropriada numa balança analítica, dissolve-se um pouco com o solvente apropriado e transfere-se com o auxílio de umfunil, à solução para um balão volumétrico de capacidade adequada, tendo o cuidado de não perder a solução. O funil deve ser lavado algumas vezes com um jato do solvente e transferindo-se para o balão.
Agita-se a mistura e completa-se o volume até o traço de referência e finalmente homogeneizar.
O biftalato (C8H5KO4) é normalmente utilizado na normalização de NaOH como sendo um padrãoprimário. Ele é diluído em água fervida e resfriado à temperatura ambiente (eliminação de CO2 dissolvido). A água funciona como solvente do biftalato, e a quantidade de água adicionada dependem de dois fatores: deverá ser o suficiente para dissolver o biftalato e baixa o suficiente para que se possa ver a mudança de cor do indicador utilizado. No caso de titulação potenciométrica (com uso de eletrodos),recomenda-se não diluir muito, pois assim perde-se sensibilidade do aparelho. Outras forças existentes em solução também poderão ser fator de alteração da titulação (o equilíbrio ácido-base do indicador), caso seja adicionado muita água. Vale lembrar que a água irá diluir igualmente o titulante e o titulado e, portanto, não deverá influenciar na própria titulação. A fenolftaleína é um coranteorgânico sólido, branco, insolúvel em água, mas solúvel em álcool etílico, originando uma solução incolor.
Em análise química é necessário preparar soluções de concentração exatamente conhecida, isto é soluções padrões. Essas soluções requerem, muitas vezes, que se faça uma análise titulométrica para se determinar à quantidade exata do soluto presente no volume da solução. Este procedimento chama-sepadronização da solução.
O processo de adição da solução padrão até que a reação esteja completa é chamado de titulação e a substância a ser determinada de titulada. O ponto final da titulação chama-se ponto de equivalência. Este final deve ser identificado por alguma mudança, produzida pela própria substância padrão, por exemplo, KMnO4 ou pela adição de um reagente auxiliar conhecido como...
tracking img