PREPARAÇÃO DO ALCOOL CANFORADO

554 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO

Álcool Canforado 10%, é uma solução alcoólica de cânfora, que é uma substância branca, cristalina, com forte odor característico e obtida a partir da seiva da árvore Canforeiro. Ultimamente, tem-se utilizado muito a cânfora na indústria de cosméticos.
Sendo de uso externo, é utilizado com sedativo cutâneo, nas contusões, luxações e dores reumáticas, proporcionando uma sensação de refrescância na pele.
Seu uso, assim como dos demais medicamentos, deve ser de ciência de um médico, uma vez que a cânfora em gestantes pode atravessar a barreira placentária, provocando efeitos embriotóxicos e abortivos.
A cânfora é obtida por destilação a vapor da madeira, galhos e folhas de Cinnamomum camphora (Lauraceae), purificada por sublimação ou obtida por síntese a partir do alfa-pineno. Tem ação rubefaciente, antipruriginosa, anti-séptica e analgésica suave.
Algumas reações adversas causadas pela cânfora: náuseas, vômitos, dores de cabeça, delírio, leves contrações musculares (como tique nervoso), convulsões, vertigem e dificuldade de respiração podem ocorrer com a ingestão ou absorção tópica de produtos com altas concentrações de cânfora. A cânfora é contra-indicada para o uso em crianças, não aplicar concentrações altas em áreas extensas do corpo e não utilizar durante a gravidez.

OBJETIVOS

Aprender o método de preparação do álcool canforado à 10%, realizar a diluição da cânfora com o álcool, preparar soluções a partir de solutos sólidos;

MATERIAIS E MÉTODOS

Balança analítica
Espátula
Cânfora
Álcool
Béquer
Vidro de relógio
Fita adesiva
Embalagens

MÉTODO

Em um vidro de relógio, após tarar a balança, pesamos 30 gramas de cânfora, um sólido branco com odor característico. Após a pesagem da cânfora transferimos-a para um béquer e adicionamos cerca de 80 mL do álcool etílico 96%, para que houvesse a dissolução da cânfora. A solubilização da cânfora

Relacionados