Prepara O De NaCl E C Lculo De Rendimento

2090 palavras 9 páginas
Eliel da Silva Oliveira – RA 033182
Gretah Núbia de Souza Belo – RA 033239
Nailton Sabino dos Santos – RA 032746
Pâmela Gonçalves da Silva – RA 032976
Patricia Freger Pinto – RA 032900

PREPARAÇÃO DE CLORETO DE SÓDIO E CÁLCULO DE RENDIMENTO

SÃO BERNARDO DO CAMPO, 01 DE SETEMBRO DE 2015.
INTRODUÇÃO
Cloreto de Sódio
O cloreto de sódio (NaCl) consiste em um dois mais importantes e conhecidos sais da química inorgânica, e apresenta em sua estrutura um cátion, derivado do elemento químico sódio, e um ânion, derivado do elemento químico cloro, monovalentes, que confere à molécula uma relativa hidrossolubilidade e solubilidade na maior parte dos solventes polares. Comumente é designado por sal de cozinha ou simplesmente por sal, e se apresenta em condições normais como um sólido cristalino branco.
O NaCl apresenta uso doméstico no processo de salga da comida e na conservação de alimentos (carnes e pescados). Na alimentação humana, é importante que contenha pequenas concentrações de compostos iodados, compostos esses difíceis de serem encontrados naturalmente, sendo que sua carência metabólica pode acarretar problemas de tireoide, por isso ao sal de cozinha é adicionado iodo. Entretanto, o excesso de NaCl no organismo causa diversos problemas, muitos derivados do aumento da pressão arterial.
O NaCl também está presente na composição do soro fisiológico, o qual deve estar na concentração de 0,9 % para que apresente pressão osmótica isotônica à sanguínea. Entretanto, algumas de suas aplicações são menos difundidas, como sua utilização nos Estados Unidos e na Europa nos períodos de frio intenso para remoção da neve de rodovias, uma vez que sua adição direta provoca a redução no ponto de fusão da água, processo esse chamado de crioscopia, e consequente derretimento da neve.
Industrialmente é matéria prima direta para a produção de cloro gasoso (Cl2), o qual é utilizado no tratamento da água potável, na produção de hidróxido de sódio (NaOH), importante base

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • IAVE F Sica E Qu Mica A 10
    115613 palavras | 463 páginas